GM compra empresa de software para aumentar segurança das baterias
Montadora comprou startup israelense para aprimorar o monitoramento individual de células
A GM anunciou a compra da empresa israelense Algolion. Trata-se de uma startup especializada em desenvolver software que pode detectar problemas e mau funcionamento das baterias de veículos elétricos.
A montadora norte-americana disse que, graças a esse software, ela poderá detectar falhas nas baterias de seus carros elétricos em tempo hábil. Isso permitirá que ela intervenha mais cedo, economizando nos custos de reparo.
Temperaturas sob controle
Especificamente, o software da Algolion monitora a temperatura das células individuais em tempo real e sinaliza imediatamente anomalias e superaquecimento, permitindo que o sistema se adapte ou se proteja.
Dessa forma, a possibilidade de a bateria pegar fogo é significativamente reduzida, beneficiando a segurança e também a intervenção do serviço. A nova parceria ocorre no momento em que as autoridades dos EUA estão pedindo aos fabricantes de carros elétricos que melhorem os padrões de segurança, entre outras coisas.
Sede compartilhada em Herzliya
Agora que a General Motors adquiriu a Algolion, uma empresa fundada em 2014, ela a fundirá em seu próprio Centro Técnico localizado na cidade israelense de Herzliya, e todos os funcionários da startup se juntarão aos 850 trabalhadores da montadora norte-americana.
A medida permitiu que a GM, que, enquanto isso, está planejando um retorno em grande escala na Europa, desse um salto de 1% no mercado de ações.
Enquanto isso, a GM se prepara para escalar sua produção de carros elétricos, graças à plataforma Ultium, na verdade uma arquitetura elétrica completa com componentes desenvolvidos internamente. Os primeiros modelos desta nova fase serão os SUVs Blazer EV e Equinox EV, ambos confirmados para o Brasil, onde serão lançados em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes