O uso do hidrogênio na mobilidade está entrando em uma nova fase. A Bosch, gigante global no fornecimento de tecnologias e serviços, anunciou recentemente o início de produção em massa de seu módulo de alimentação de célula de combustível para veículos pesados.
E o primeiro cliente será a Nikola Corporation, sediada nos Estados Unidos, que utilizará o módulo em caminhão elétrico Class 8 movido a célula de combustível de hidrogênio, que deve ser lançado no mercado norte-americano no terceiro trimestre de 2023.
“Em Stuttgart-Feuerbach, na fábrica cuja história é mais antiga do que qualquer outra planta da Bosch, o futuro do hidrogênio está prestes a acontecer”, disse Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch, durante o Bosch Tech Day 2023.
A Bosch destaca que atua ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogênio, desenvolvendo tecnologias para sua produção e aplicação. Além disso, o grupo alemão conta com uma rede de fabricação global e a capacidade de suas instalações, e até 2030 planeja gerar vendas de cerca de 5 bilhões de euros com as tecnologias de hidrogênio.
Como exemplo do capacidade da empresa de abranger toda cadeia do hidrogênio, componentes importantes, como o compressor de ar elétrico e o soprador de recirculação, vêm da fábrica da Bosch em Homburg.
A Bosch destaca sua capacidade de produção em massa das células de combustível, mas também de iniciar e ampliar rapidamente a fabricação de outros componentes importantes para os sistemas de hídrogênio.
“A Bosch é uma das poucas empresas capazes de produzir em massa uma tecnologia tão complexa quanto pilhas de células de combustível. Não temos apenas a experiência necessária em sistemas, mas também a capacidade de ampliar rapidamente novos desenvolvimentos para a produção em massa", disse Markus Heyn, membro da direção mundial da Bosch e presidente da Bosch Mobility.
A produção do módulo de alimentação de célula de combustível não está apenas começando em Feuerbach, na Alemanha, mas também em Chongqing, na China, com os componentes necessários para a montagem vindo da fábrica de Wuxi. Futuramente, eles também serão produzidos nos Estados Unidos.
"A Bosch é a primeira empresa a produzir esses sistemas na China e na Alemanha"
A Bosch tem um plano estratégico e uma meta ambiciosa para o uso do hidrogênio no transporte, onde a empresa espera que até 2030, um em cada cinco caminhões novos pesando seis toneladas ou mais contará com um powertrain de célula de combustível.
Entre 2021 e 2026, a Bosch terá investido um total de quase 2,5 bilhões de euros no desenvolvimento e fabricação de suas tecnologias de H2. Isso é um bilhão de euros a mais do que o previsto no plano de investimentos para 2021 a 2024.
A Bosch tem quatro demandas para os responsáveis políticos alemães e europeus:
Além da célula de combustível, a Bosch está aproveitando sua expertise na indústria automotiva para o desenvolvimento da produção de H2 utilizando um método de conversão de energia usado em células a combustível móveis.
Além do powertrain de célula de combustível, a Bosch também está trabalhando no motor a hidrogênio, desenvolvendo sistemas para injeção direta de hidrogênio. Esta solução é particularmente adequada para veículos pesados em percursos longos com cargas especialmente pesadas.
“Um motor a hidrogênio pode fazer tudo o que um motor a diesel faz, mas, além disso, é neutro em carbono. Ademais, também permite uma entrada rápida e econômica na mobilidade baseada em hidrogênio”, disse Heyn.
Uma grande vantagem é que mais de 90% das tecnologias de desenvolvimento e fabricação necessárias para isso já existem. Espera-se que o motor a hidrogênio seja lançado a partir de 2024.
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