Nos últimos anos, a utilização do hidrogênio como fonte de energia tem ganhado cada vez mais destaque no mundo todo, principalmente no setor de transporte. No Brasil, a ideia de usar o hidrogênio como combustível para caminhões de carga ainda é recente, mas já há iniciativas em andamento para explorar essa alternativa.

O transporte rodoviário de cargas é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa no país, e a substituição dos combustíveis fósseis por hidrogênio poderia ser uma solução eficaz para reduzir a poluição ambiental. Além disso, o uso do hidrogênio também traz benefícios econômicos, uma vez que o país tem potencial para se tornar um maiores produtores mundiais de hidrogênio.

Hidrogenio-Verde-EDP-Brasil

Além disso, o governo brasileiro também tem mostrado interesse em incentivar o uso do hidrogênio no transporte rodoviário de cargas. O Ministério de Minas e Energia anunciou recentemente um plano para promover a produção e o uso do hidrogênio no país, incluindo a criação de incentivos fiscais e a realização de estudos para identificar as melhores formas de utilização do combustível.

Entre as vantagens do uso do hidrogênio no transporte de cargas rodoviário, estão a redução das emissões de gases poluentes, o aumento da eficiência energética, a redução dos custos de manutenção e a diminuição da dependência do petróleo importado. Além disso, o hidrogênio pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica, o que contribui para a sustentabilidade do setor de transporte, é uma das principais vantagens competitivas do Brasil

No entanto, há também desafios a serem enfrentados na adoção do hidrogênio como fonte de energia no transporte rodoviário de cargas. Um dos principais é a falta de infraestrutura para a produção, armazenamento e distribuição do hidrogênio. Para que o uso do combustível se torne viável em larga escala, será necessário investir em uma rede de abastecimento adequada, capaz de atender à demanda dos veículos movidos a hidrogênio.

Outro desafio é o custo do hidrogênio, que ainda é elevado em comparação com os combustíveis fósseis. No entanto, a tendência é de que os preços do hidrogênio caiam à medida que a produção em larga escala se torne mais comum, tornando a alternativa mais competitiva.

Nesse ponto, as principais iniciativas em termos de pesquisa e desenvolvimento têm como objetivo escalar a produção de hidrogênio limpo. A partir daí, começar a abastecer veículos e iniciar exportações, tendo em vista o rápido aumento da demanda global por H2V.