Nissan também adota padrão de conector de carregamento da Tesla
Montadora japonesa confirmou a mudança, começando pelo Ariya e futuros modelos elétricos a partir de 2025 na América do Norte
A Nissan é a mais recente montadora a anunciar oficialmente a mudança do Sistema de Carregamento Combinado (CCS1) para o conector de carregamento North American Charging Standard (NACS) da Tesla nos Estados Unidos e Canadá.
A mudança começará em 2025 e afetará o Nissan Ariya, bem como os futuros modelos elétricos da Nissan (ainda não divulgados).
No entanto, antes que os novos carros da Nissan se tornem nativamente compatíveis com o NACS, em 2024, a empresa oferecerá um adaptador de carregamento NACS para carros Ariya existentes (equipados com entrada de carregamento CCS1).
"A partir de 2024, a Nissan disponibilizará um adaptador de carregamento NACS para os modelos Ariya que atualmente estão equipados com o Sistema de Carregamento Combinado 1 (CCS1) para carregamento rápido DC. Isso permitirá que os clientes conectem a porta de carregamento de seu veículo a plugues NACS em carregadores compatíveis."
Este movimento abrirá o acesso à rede Tesla Supercharging para os motoristas existentes do Nissan Ariya, semelhante ao caso de outros fabricantes, que firmaram acordos com a Tesla, incluindo Ford, General Motors, Rivian, Volvo, Polestar e Mercedes-Benz (veja a lista completa aqui).
Vale notar que a Nissan é a primeira marca japonesa que assinou com a NACS na América do Norte.
Acreditamos que a Mitsubishi (relacionada com a Nissan) pode ser a próxima, ou pelo menos uma das próximas empresas a confirmar oficialmente a mudança, embora a Mitsubishi esteja atualmente oferecendo apenas o híbrido plug-in Outlander PHEV.
Curiosamente, embora o acordo Nissan-Tesla esteja relacionado aos futuros modelos EV da Ariya e da Nissan, não há nenhuma palavra sobre o Nissan Leaf.
Na América do Norte, o Nissan Leaf é compatível com o padrão de carregamento CHAdeMO (carregamento DC) e parece que não receberá atualização NACS, antes de se aposentar, assim como não recebeu uma atualização CCS1 - o padrão CHAdeMO também está se aposentando na América do Norte.
Jérémie Papin, presidente da Nissan Americas disse:
"A adoção do padrão NACS sublinha o compromisso da Nissan em tornar a mobilidade elétrica ainda mais acessível à medida que seguimos nossa visão de longo prazo Ambition 2030 de maior eletrificação. Estamos felizes em fornecer acesso a milhares de carregadores rápidos para motoristas de veículos elétricos da Nissan, adicionando confiança e conveniência ao planejar viagens de longa distância."
O plano da Nissan é aumentar a participação do BEV de suas vendas totais nos EUA para mais de 40% até 2023 (além de outras opções eletrificadas).
A partir do final de 2025, a fábrica da Nissan em Canton, Mississippi, deve iniciar a produção de dois veículos totalmente novos, totalmente elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais são as novidades elétricas da Nissan para 2025
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global