De forma inovadora e pioneira, a Randon entrega para operação o primeiro sistema de tração elétrica auxiliar no mercado brasileiro. Barizado de Hybrid R, o equipamento é semirreboque com motor elétrico criado para ajudar a reduzir consumo de combustível de veículos pesados.

Equipado com a tecnologia e-Sys, da Suspensys, empresa da Randoncorp, o primeiro veículo comercializado no mercado nacional é um semirreboque Florestal, adquirido pela produtora de celulose CMPC e transportadora Expresso Nepomuceno.

A CMPC, multinacional chilena, junto com a transportadora Expresso Nepomuceno, adquiriram a solução para ser utilizada em operação que irá ocorrer na rota de transporte de madeira realizada entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel.

“O início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no território nacional é um marco para a história do transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, nos empenhamos fortemente para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, que se traduzem em mais rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente. Estamos muito avançados no segmento de eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC e Expresso Nepomuceno, estamos contribuindo para a transformação do transporte rodoviário brasileiro”, destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.

A linha Hybrid R utiliza o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para a armazenamento de energia a ser utilizado na necessidade de tração em subidas e ultrapassagens.

Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases no meio ambiente.