A Volkswagen está focada na China. Ela quer crescer por lá e está trabalhando em várias parcerias para aumentar as vendas de carros elétricos. E a novidade agora é que a montadora está em negociações com a Leapmotor, uma fabricante chinesa com a qual gostaria de criar uma joint venture.
O objetivo: relançar a marca Jetta que a Volkswagen adota no país para toda uma família de carros elétricos mais acessíveis. A Leapmotor, que é de propriedade do grupo FAW, poderia fornecer especificamente a plataforma elétrica sobre a qual a Volkswagen poderia construir seus carros.
O jornal de negócios chinês Cailianshe divulgou a notícia. Nem a Volkswagen nem a Leapmotor comentaram oficialmente. No entanto, nesta semana, a Leapmotor revelou uma nova plataforma - chamada Four Leaf Clover - para carros elétricos desenvolvida internamente, e o CEO da marca, Zhu Jiangming, disse que gostaria de licenciar sua nova tecnologia para outras montadoras, caso elas estivessem interessadas. O número um da Leapmotor também acrescentou que já está em negociações avançadas com dois fabricantes estrangeiros.
A Leapmotor afirma que sua nova arquitetura tem uma plataforma de computacional integrada capaz de controlar todas as funções inteligentes, incluindo a condução autônoma de um veículo elétrico.
Essa arquitetura reduz o número de controladores de 42 para 28, o cabeamento de 1.800 para 1.500 metros, a largura de banda de dados pode ser aumentada de 100 Mbps para 1000 Mbps e o modo de gerenciamento de energia também pode ser aumentado de mais de 10 para mais de 30.
Um engenheiro da empresa explicou que, com essa tecnologia, eles conseguiram obter uma economia significativa de custos ao reduzir o uso de componentes e fiação. A Leapmotor já está trabalhando em uma versão evoluída da plataforma, que chegará ao mercado em 2025 e introduzirá um software mais potente com melhor poder de computação.
Se a negociação entre Volkswagen e Leapmotor ainda é rumor, o compromisso da gigante de Wolfsburg na China é documentado por uma série de colaborações oficiais.
A Volkswagen, por exemplo, assinou uma parceria com a Xpeng, enquanto a Audi assinou um acordo para a SAIC fornecer plataformas para a produção de carros elétricos recém-desenvolvidos.
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