Após o susto, a Volkswagen recuperou a coroa de vendas de veículos elétricos na Alemanha nos primeiros sete meses do ano, ultrapassando a Tesla e o trio de marcas nacionais premium - Mercedes-Benz, Audi e BMW.
A Volkswagen ultrapassou a Tesla em emplacamentos de carros elétricos de janeiro a julho, graças ao volume adicional de seus modelos recém-lançados, especialmente a van de passageiros ID. Buzz (Kombi elétrica) e sua variante comercial, o ID. Buzz Cargo.
De acordo com dados da Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) compartilhados pela Automobilwoche (via Electrek), a Volkswagen vendeu 41.475 veículos elétricos na Alemanha até julho, enquanto a Tesla vendeu 40.289 unidades. Cada uma das duas marcas vendeu mais que o dobro de veículos elétricos do que a Mercedes-Benz, que ficou em terceiro lugar com 20.613 emplacamentos.
A Audi e a BMW ficaram em quarto e quinto lugares, com 16.786 e 15.987 registros, respectivamente, e a Hyundai ficou em sexto lugar, com 15.411 vendas.
O novo Volkswagen ID. Buzz totalmente elétrico está despertando cada vez mais interesse dos clientes desde seu lançamento no ano passado, à medida que a produção aumenta. A montadora vendeu 2.815 veículos elétricos ID. Buzz na Alemanha nos primeiros sete meses, incluindo 536 somente em julho.
Embora o ID. Buzz tenha representado menos de 7% das vendas de veículos elétricos da marca na Alemanha durante o período, ele foi provavelmente o modelo que fez a balança pender a favor da Volkswagen, uma vez que a vantagem sobre a Tesla foi pequena.
Como esperado, o Volkswagen ID.4 e seu irmão no estilo cupê, o ID.5 - incluindo suas variantes de desempenho GTX - foram responsáveis pela maioria das vendas de veículos elétricos da marca, totalizando 22.405 unidades até julho. O hatchback ID.3 foi o próximo, com 13.647 emplacamentos, enquanto o carro urbano e-up! teve 2.943 registros.
Quanto à Tesla, o Model Y representou quase 75% das vendas da marca na Alemanha - 29.829 em sete meses. O Model 3 ficou em segundo lugar, com 9.045 unidades, enquanto o Model S e o Model X ficaram bem atrás, com 855 e 494 registros, respectivamente.
Os emplacamentos da Mercedes-Benz foram liderados pelo SUV compacto EQA (7.813). É interessante notar que as marcas de propriedade chinesa estão crescendo rapidamente no mercado alemão, com a MG da SAIC acumulando 11.638 registros, a Polestar da Geely 4.210 e a BYD 632.
Ao todo, foram 268.926 emplacamentos de veículos elétricos na Alemanha entre janeiro e julho, em comparação com 1,64 milhão unidades de modelos com motor de combustão interna.
No Brasil, a Volkswagen anunciou recentemente o início de vendas dos dois modelos (ID. Buzz e ID.4), mas apenas no formato de assinatura, ao menos por enquanto.
Fonte: Automobilwoche via Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos