CATL revela bateria que adiciona 400 km de alcance em 10 minutos

Bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) chamada Shenxing terá início de produção em série no final de 2023

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A CATL, maior fabricante mundial de baterias, revelou nesta quarta-feira (16) uma bateria de fosfato de lítio (LFP) chamada Shenxing. A nova bateria terá início de produção em massa até o final de 2023 e estará disponível para as montadoras de carros elétricos no primeiro trimestre de 2024.

Aplicável a qualquer tipo de veículo, de acordo com a CATL, a bateria apresenta um novo ânodo de grafite, nova formulação de eletrólitos, separador mais fino e seguro e melhor transporte de íons. O acumulador possui ainda geração de calor reduzida e está equipado com um novo sistema avançado de gerenciamento de bateria (BMS).

Pelo cronograma, o primeiro fabricante de veículos elétricos a utilizar a nova bateria será a Avatr, uma joint venture da CATL e da Changan com a participação da Huawei.

"Esperamos que, graças à tecnologia aprimorada e aos custos reduzidos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos", disse Gao Han, CTO da unidade de EV da CATL, durante a conferência de apresentação.

Recarga ultrarrápida

Essa bateria chamada Shenxing Superfast Charging Battery permitirá uma autonomia de até 700 km com uma carga, dependendo do veículo elétrico. Mas o destaque é mesmo o carregamento ultrarrápido: ela permite adicionar até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos - é a primeira bateria LFP do mundo que suporta carregamento nível 4C.

E falando sobre uma deficiência das baterias LFP, que é o uso em ambientes muito frios, a CATL afirma que mitigou esse problema com a bateria podendo ser carregada de 0 a 80% em 30 minutos, mesmo a -10°C.

Como líder global na indústria de baterias para carros elétricos, a CATL possui duas fábricas de referência na indústria global de baterias de lítio, que utilizam os mais altos padrões na indústria em termos de qualidade de processo e eficiência de produção.

Além disso, em comparação com as baterias comuns, as baterias de carregamento ultrarrápido têm requisitos mais rigorosos para o processo de fabricação, especialmente no processo de revestimento e soldagem, o que confirma a capacidade e a tecnologia da CATL na produção.

Fonte: Auto Home