O novo Kia EV5, SUV elétrico compacto que é o terceiro modelo da linha de veículos da marca baseado na arquitetura E-GMP, teve as primeiras imagens da versão de produção vazadas na China.
As fotos publicadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e publicadas pelos nossos amigos do CarNewsChina, revelam completamente o design externo do EV5, embora o veículo que você vê nas fotos é destinado ao mercado chinês. Ainda assim, o Kia EV5 deve ter a mesma aparência em outros mercados.
Notavelmente, o modelo de produção é muito semelhante ao Concept EV5 apresentado em março, com apenas pequenas alterações, como a adoção de espelhos laterais tradicionais, maçanetas embutidas - o conceito não tinha maçanetas visíveis -, rodas menores e faróis e lanternas ligeiramente revisadas.
Quanto às rodas, embora mantenham o mesmo design visto no conceito, eles têm 18 ou 19 polegadas, em comparação com as 21 polegadas do estudo.
Do ponto de vista do design, o EV5 está mais próximo do Kia EV9 do que do EV6, adotando um estilo de carroceria SUV vertical em vez de um visual hatchback elevado como o EV6. Ele parece uma versão reduzida do EV9, o que, em muitos aspectos, ele é.
Ambos os modelos usam a plataforma E-GMP dedicada a veículos elétricos, mas o EV5 é menor, acomodando cinco passageiros em duas fileiras de assentos em vez de sete em três fileiras. De acordo com as informações compartilhadas no site do MIIT, o Kia EV5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,71 metro |de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 metros.
Isso o torna mais ou menos tão comprido e largo quanto o Kia EV6, embora seja significativamente mais alto e tenha uma distância entre eixos um pouquinho mais curta. As fotos não mostram o interior, mas a cabine do modelo de produção provavelmente será menos futurista do que a que vimos no conceito.
O registro do MIIT também revela que o Kia EV5 apresenta uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) Blade da subsidiária da BYD, Xiangyang Fudi Battery Co (FinDreams), que alimenta um motor elétrico montado na parte traseira com 215 cavalos de potência (160 kW) e 31,6 kgfm de torque. Não foram divulgados detalhes sobre uma variante AWD com motor duplo, mas é difícil imaginar que a Kia não a ofereceria mais tarde.
Vale a pena observar que a versão internacional do Kia EV5 pode não apresentar uma bateria LFP; o Korean Car Blog informou anteriormente que o EV5 receberia um pacote NMC de 82 kWh fora da China, o que permitiria até 600 km de alcance.
O Kia EV5 será produzido na China pela joint venture Kia-Yueda em sua fábrica em Yancheng. Os veículos fabricados no local serão vendidos na China e exportados para alguns mercados da região, já que a Kia-Yueda disse anteriormente que o EV5 é seu primeiro EV global 'Made in China'.
O EV5 será lançado oficialmente em 25 de agosto no Salão do Automóvel de Chengdu, mas as pré-vendas só terão início em novembro.
Fonte: MIIT via CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio