page ad skin

Nissan Frontier atual fica no mercado até 2030, mas terá versão elétrica

Modelo atual sobrevive até o final da década, enquanto uma nova geração deve trazer versão elétrica

nissan-frontier-platinum-vs.-mitsubishi-l200-triton-sport-hpe-s-comparativo

Enquanto a Nissan Frontier chega ao Brasil com novidades na linha 2023, lá fora a notícia é que a picape média ficará no mercado mais tempo que o previsto. Prevista para morrer em 2027, a Frontier deve permanecer até 2029 dentro de um cronograma de transição para a mobilidade elétrica da montadora japonesa.  

Segundo a apuração do Automotive News, pelo plano anterior, a fábrica em Canton, Mississippi, deveria construir a picape até o ano modelo 2027. No entanto, a produção agora foi estendida até o ano de 2029.

A reportagem teve acesso a um memorando de fornecedor que revela que a Frontier teve seu ciclo de vida prolongado em dois anos. O documento interno não especificou o motivo pelo qual o cronograma foi alterado, mas pode ter algo a ver com a agenda elétrica da Nissan. Um fornecedor citado pelo site diz que a montadora japonesa quer evitar o lançamento de um veículo movido a combustão em um momento em que a produção de veículos elétricos já estará em pleno andamento no Mississippi.

Galeria: Nissan Frontier Pro-4X Review

Quando a Nissan comemorou o 5º milhão de veículos fabricados na fábrica do Mississippi em outubro de 2022, também mencionou brevemente a produção de veículos elétricos.

Como parte do plano Nissan Ambition 2030, um dos pontos principais é iniciar a montagem de veículos elétricos na linha de montagem de Canton. Para que isso aconteça, um investimento de US$ 500 milhões abrirá caminho para os novos veículos elétricos da Nissan e da Infiniti, que sairão da linha de montagem por volta da metade da década.

Retorno como picape elétrica

O fornecedor mencionou ainda que a Frontier poderia retornar para o ano de 2030 como uma picape totalmente elétrica, mas um porta-voz da Nissan contatado pelo site recusou-se a falar sobre o que o futuro reserva para a caminhonete.

Galeria: Nissan Surf-Out concept

Enquanto isso, espera-se que os primeiros veículos elétricos a serem construídos em Canton sejam sedãs para as marcas Nissan e Infiniti a partir de 2026, com um crossover com o nome Nissan previsto para o início de 2027 e um crossover Infiniti em 2028.

Embora a Frontier continue existindo, a Titan, maior, está em seu leito de morte, pois a Nissan já anunciou que encerrará a produção no próximo verão do hemisfério norte, sendo 2024 o último ano do modelo da rival Ford F-150, que está vendendo pouco.

Sobre o assunto de picapes, no início do ano, o presidente do Conselho Consultivo da Nissan, Tyler Slade, deu a entender que há perspectivas de uma pequena picape elétrica para complementar a Frontier. No entanto, ainda é muito cedo para dizer se e quando ela será lançada. Vale mencionar que a Nissan já antecipou um veículo utilitário de emissão zero com o conceito Surf-Out apresentado em outubro de 2021 como uma picape elétrica de cabine simples.