A BYD trabalha pesado para ampliar suas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in fora da China, exportando seus modelos para cada vez mais novos mercados, incluindo a Europa e diversos países da América, como o Brasil.
O BYD Atto 3 (também conhecido como Yuan Plus) entrou recentemente no mercado europeu com potencial para bons resultados de vendas. No mês passado, algumas centenas de unidades foram emplacadas somente na Alemanha.
Hoje, vamos conferir os resultados do famoso "teste do alce" do BYD Atto 3, conduzido pelo km77.com. A versão testada estava equipada com uma bateria de 60,5 kWh (LFP), um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e rodas de 18 polegadas - Continental EcoContact 6Q 235/50 R18 XL 101V.
De acordo com o vídeo, o carro conseguiu passar com sucesso no teste (sem marcar nenhum ponto negativo) a uma velocidade inicial de aproximadamente 71 km/h.
Trecho inicial: 44 mph (71 km/h)
Trecho do meio: 38 mph (61 km/h)
Trecho final: 29 mph (47 km/h)
Essa não é uma velocidade particularmente alta - na verdade, abaixo da média (alguns quilômetros atrás do Hyundai Kona Electric para referência), mas foi considerada relativamente boa para um SUV compacto urbano. Também foi observado que o BYD Atto 3 tem uma suspensão macia para uma rodagem mais confortável, em vez de um perfil de condução em altas velocidades.
Resultados do teste de alce do km77.com para referência (velocidade inicial):
O BYD Atto 3 também não é particularmente rápido no slalom. O carro completou o teste em 25,6 segundos, um dos tempos mais lentos registrados até agora, mas em linha com modelos como o VW ID.4 e o Nissan Ariya.
Galeria: SUV elétrico BYD Atto 3 no Salão de Paris
8
No entanto, o km77.com fez uma boa avaliação do desempenho dinâmico do SUV elétrico, considerando os resultados do teste como um todo e sua proposta. Assista ao vídeo (com legendas) e veja todos os detalhes.
Resultados anteriores para referência:
2023 Porsche Taycan GTS - 21,5 s
2023 Tesla Model S Plaid - 21,8 s
2023 Smart #1 Brabus - 22,5 s
2022 Polestar 2 (AWD, 78 kWh) - 22,8 s
2021 Cupra Born (RWD, 62 kWh) - 23,6 s
2022 Mercedes-Benz EQE+ 350 - 23,7 s
2023 BMW iX1 - 23,9 s
2022 BMW i4 eDrive40 - 24.0 s
2023 Volvo XC40 Recharge Twin - 24,1 s
2022 Renault Megane E-Tech - 24,2 s
2022 Volvo C40 Recharge - 24,4 s
2023 Kia Sportage PHEV - 24,5 s
2022 Mercedes-Benz EQS 580 - 24,5 s
2021 Aiways U5 - 24,7 s
2022 BMW iX xDrive40 - 24,8 s
2023 MG4 - 24,8 s
2023 Subaru Solterra - 24.8 s
2021 Peugeot e-2008 - 25,3 s
2022 Nissan Ariya (66 kWh, FWD) - 25,5 s
2023 BYD Atto 3 (Yuan Plus) - 25,6 s
2023 Volkswagen ID. Buzz Pro (RWD, 77 kWh) - 25,7 s