Sub-esterço não é o primeiro comportamento dinâmico que vem à mente quando se fala em um veículo com tração traseira, mas foi o problema que impediu um Volkswagen ID.4 de conseguir um resultado melhor no famoso teste do alce. O canal Km77.com testou o SUV elétrico em sua configuração de tração traseira mais potente e o resultado ficou abaixo do esperado.

A velocidade mais alta no início da manobra evasiva foi de apenas 73 km/h. Foi mais lento do que o Audi e-tron Sportback recentemente testado, que completou o teste de alce com uma velocidade de entrada de 75 km/h, mas ao menos superou o Kia e-Soul que entrou a modestos 68 km/h.

É apontado no vídeo que os pneus ecológicos Bridgestone Turanza são parcialmente culpados pelo resultado. O VW ID.4 exibe uma tendência em sair de frente bastante forte se forçado, embora de outra forma seja estável e controlado durante toda a manobra - parece muito estável, seguro e previsível. Talvez com pneus mais esportivos, seu desempenho pudesse ser bem melhor. 

O ID.4 testado estava equipado com o motor elétrico de 201 cavalos de montado na traseira; talvez o ID.4 GTX com tração nas quatro rodas mais potente tenha um desempenho melhor em condições semelhantes, embora isso vá depender em parte dos pneus utilizados. Este vídeo faz parecer que os pneus são o maior fonte de limitação e que, se eles fossem trocados por um conjunto mais rígido e menos eficiente, isso mudaria drasticamente o resultado do ID.4 no teste do alce.

Quando dirigi o ID.4 há algumas semanas, tive um breve acesso a uma área onde era possível testar a derrapagem, onde joguei o SUV apenas para ver como se comportava, na esperança de deixá-lo sair de traseira. Para minha surpresa, porém, o carro testado (que estava em uma especificação semelhante a este exemplar testado aqui) também teve uma forte tendência  sa sair de frente, e apesar disso foi seguro e previsível o tempo todo.

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