O Ford Mustang Mach-E é um dos veículos elétricos mais elogiados pela imprensa especializada. O SUV elétrico entrou para o livro dos recordes por conta de sua eficiência e também está sendo testado como viatura policial nos EUA e Reino Unido. No entanto, o Ford movido a bateria aparentemente não foi bem na famosa manobra conhecida como "teste do alce". 

Na prática, um teste que tem como objetivo avaliar o sistema de controle de estabilidade de um veículo em condições reais. Em uma velocidade determinada, o condutor faz uma manobra evasiva em torno de um obstáculo, devendo permanecer dentro de um limite pré-definido. O teste é realizado em velocidades cada vez mais altas até o ponto em que o veículo não consiga permanecer no limite estipulado ou atinja o obstáculo.

Galeria: Ford Mustang Mach-E (teste do alce)

O canal Teknikens Värld submeteu o Mustang Mach-E na versão Long Range ao teste do alce, ao lado de outros veículos elétricos como o Hyundai IONIQ 5, Tesla Model Y e Skoda Enyaq iV. O SUV elétrico da Ford foi o que teve o pior resultado entre os modelos do grupo, realizando a manobra com dificuldade nas velocidades de 65, 68 e 70 km/h, antes de falhar completamente a 72 km/h.

De acordo com os avaliadores, a traseira do Mach-E fica bastante instável com o aumento de velocidade, aliado a uma direção com resposta lenta, um chassi macio demais e um sistema de controle de estabilidade que atua de forma lenta. 

Mesmo abaixo de 72 km/h, o Mustang Mach-E atinge os cones que definem o limite da pista e 'sai da pista' completamente acima dessa mesma velocidade. Nesse ponto, os demais competidores do SUV elétrico conseguiram passar no teste em velocidades mais altas e sem atingir nenhum cone. 

Recentemente, a Ford começou a abrir caminho para frotas de carros elétricos de polícia. A marca do Oval Azul quer explorar o mercado de veículos zero emissões para os órgãos da lei nos Estados Unidos e já colocou unidades do Mach-E para serem testadas pela polícia. A conferir.

Fonte: Ford Authority