A BYD anunciou que o presidente da montadora, Wang Chuanfu, virá ao Brasil em outubro para a cerimônia de inauguração da "pedra fundamental" da fábrica de carros elétricos e híbridos a ser instalada em Camaçari (BA). 

A confirmação da vinda do número um da gigante chinesa ao país acontece logo após a Ford anunciar formalmente a devolução da fábrica de Camaçari para o Governo da Bahia, em uma negociação que ainda tem alguns detalhes financeiros a serem acertados, informação que foi confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo chairman do conselho da BYD, Alexandre Baldy, durante um evento realizado em São Paulo (SP) na última semana.

Galeria: BYD anuncia fábrica na Bahia

Estratégico para a BYD, o Brasil será um dos pontos chave na expansão global da montadora chinesa. Com investimento previsto de R$ 3 bilhões, o complexo localizado na Bahia irá produzir veículos elétricos, híbridos plug-in e baterias, tanto para atender ao mercado local como para se tornar um hub de exportação para a América Latina.

wang-chuanfu-chairman-and-president-of-byd

Segundo o que foi informado até o momento, a produção está prevista para começar em meados de 2024 com meta inicial de 150.000 unidades por ano, número que pode avançar para 300.000 veículos quando a unidade estiver em pleno funcionamento.

BYD Dolphin - lançamento no Brasil (2)

Como já noticiamos, os primeiros modelos a serem produzidos em Camaçari: o BYD Dolphin, carro elétrico urbano que foi lançado no país no final de junho com ótima aceitação no mercado; e o BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in lançado no final do ano passado.

Fora da China, a BYD só produz automóveis na Tailândia e segundo os planos, a fábrica brasileira será um “espelho” da planta que existe em Changzhou (China), contando com o mesmo layout e áreas de produção. 

Na semana passada, a montadora chinesa fez outro anuncio importante: a complexo de Camaçari receberá também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que terá a missão de desenvolver novos produtos e soluções focados na região.