Colocando em prática seu plano de transição energética, a Stellantis inaugura seu primeiro Centro de Tecnologia de Baterias no complexo industrial de Mirafiori, em Turim.

Feito com um investimento de 40 milhões de euros, será dedicado ao projeto, desenvolvimento e teste de baterias, módulos, células de alta tensão e software destinados a alimentar os futuros veículos das marcas do grupo. Este centro é o maior de seu tipo na Itália e um dos maiores da Europa.

Galeria: Centro de Tecnologia de Baterias - Stellantis

O Centro de Tecnologia de Baterias de Mirafiori empregará mais de 100 técnicos - principalmente especialistas já empregados na Stellantis -, que realizarão testes de resistência climática, verificações de ciclo de vida, desenvolvimento e calibração de software para sistemas de gerenciamento de baterias (BMS), bem como a desmontagem de baterias e células para análise e comparações.

O Centro de Tecnologia de Baterias Mirafiori ocupa uma área de 8.000 metros quadrados em três níveis e está equipado com 32 câmaras climáticas, incluindo 24 câmaras walk-in para testar baterias e 8 câmaras de teste de células.

O Centro de Tecnologia de Baterias Stellantis em Mirafiori

Estas câmaras permitem o controle preciso das condições ambientais, incluindo umidade e temperatura, em uma ampla faixa de -40 a 60 graus, com uma variação máxima de 20 graus por minuto. O centro é capaz de testar simultaneamente até 47 baterias.

O centro foi projetado para expansão futura e seu sistema de energia pode lidar com até 1,2 quilovolts (kV) e 2,2 megawatts (MW) para cada célula de teste. As oito câmaras dedicadas às células permitem testar até 96 elementos simultaneamente e serão utilizadas para o estudo de novas composições químicas e comportamentos das células tendo em vista desenvolvimentos futuros.

Produção eficiente (e novas gigafábricas a caminho)

A verticalização de processos-chave na fabricação de baterias está no centro da estratégia da Stellantis para fazer veículos elétricos de ponta nos próximos anos. Isso se reflete no plano de baterias, que inclui uma estratégia focada na eficiência do projeto no desenvolvimento de células, módulos e pacotes de baterias, a fim de garantir custos competitivos.

Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, comentou:

"Estamos vivendo uma oportunidade única de redefinir a mobilidade por meio de soluções inteligentes e sustentáveis. O novo Centro de Tecnologia de Baterias da Mirafiori reúne as ferramentas e pessoas talentosas necessárias para desenvolver, testar, validar e produzir produtos de alta qualidade que atendam às necessidades de nossos clientes e acelerem a entrega de veículos elétricos de ponta globalmente."

Entre outras coisas, o próprio Curis acrescentou à Reuters que as baterias serão 50% mais leves até 2030 do que suas contrapartes atuais.

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis estabeleceu a meta de atingir 100% das vendas com veículos elétricos na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030.

Para atingir esses objetivos, a empresa está garantindo uma capacidade de bateria de aproximadamente 400 GWh, apoiada por seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa. A estes - conforme noticiado pelo Automotive News Europe - serão adicionados outros que virão nos próximos anos, embora ainda não haja informações precisas sobre os locais.

Plataforma Eletrica - Stellantis (8)

No Brasil, a Stellantis detalhou recentemente suas plataformas para a transição energética, com o anúncio dos sistemas híbrido leve, híbrido, híbrido plug-in e elétrico para o nosso mercado, deixando claro que o etanol ainda terá um papel importante na transição energética no país. 

O destaque fica por conta da produção nacional de híbridos a partir de 2024, embora ainda não tenha sido revelado quais serão os primeiros modelos a receber o trem de força eletrificado - a produção de carros elétricos também está confirmada para o Brasil, porém, ainda sem data definida.