A Lotus revelou hoje seu novo carro-chefe, o Lotus Emeya, em um evento na cidade de Nova York. Conhecido como Type 133, o sedã elétrico de quatro portas representará um novo desafio para nomes como o Tesla Model S e o Porsche Taycan Turbo. Ele ostenta tecnologia de ponta e é o primeiro sedã de quatro portas da marca depois do Carlton baseado no Opel Omega dos anos 1990.
A aerodinâmica está na vanguarda do sedã. Ele possui uma grade ativa na frente, vista pela primeira vez no SUV Eletre, para reduzir o arrasto e melhorar a eficiência quando fechado e resfriar a bateria e os freios quando abertos.
Há também um spoiler dianteiro ativo, um difusor ativo inspirado no automobilismo e um spoiler traseiro ativo para maximizar o downforce para escultura em cânions e condução em pista. O spoiler traseiro ativo tem 280 mm de largura, gerando um downforce líquido de 215 kg a uma velocidade não especificada.
Materiais sustentáveis são destaque no interior do Emeya. A Lotus é a primeira montadora do mundo a usar um novo tipo de fio. Para o estofamento do habitáculo, a marca utilizou fios derivados de resíduos de algodão das indústrias da moda e do vestuário. Não é apenas uma forma de luxo sustentável, mas também economiza peso em comparação com o couro.
A Lotus também está usando processos como a deposição física de vapor (PVD) para acabamento metalizado em determinadas superfícies da cabine. Há também Alcantara, poliuretano ultratecido e couro Nappa em outras áreas.
Há mais no interior do que apenas materiais sustentáveis. Um sistema de som surround KEF 3D integra o cancelamento de ruído. A marca instalou sensores de vibração no exterior para detectar o movimento dos pneus e da suspensão. Os algoritmos então geram "sinais acústicos anti-faseamento" através dos alto-falantes para conter a interferência.
Há também um head-up display de realidade aumentada de 55 polegadas para acesso rápido a informações importantes de condução. Ele também tem espelhos digitais e módulos LiDar como o Eletre.
O Emeya anda na mesma plataforma do Eletre, a Electric Premium Architecture (EPA) derivada da Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely.
Espera-se que tenha um alcance semelhante ao Eletre, que pode cobrir 600 km no otimista ciclo WLTP. Ele tem uma bateria de 102 kWh, um pouco menor do que o pacote de 112 kWh do Eletre, que pode carregar a 350 kW. 150 km de alcance podem ser adicionadas em cinco minutos – 10-80% leva 18 minutos com um carregador rápido DC de 350 kW.
Os números de desempenho atravessam o território dos hipercarros. Com 917 cv de potência e 726 kgfm de torque, o sedã arranca de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima do veículo elétrico de tração integral é limitada a 255 km/h. A potência é canalizada para as quatro curvas por meio de uma transmissão de duas velocidades, e a Lotus afirma que o sistema de frenagem é "de nível de corrida".
Em termos de tecnologia de chassi, a suspensão ajustável pode analisar a estrada à frente 1.000 vezes por segundo.
"Esta é uma Lotus completamente nova, algo nunca visto antes. Com base no que a Lotus realizou até hoje, criamos um carro de luxo que oferece um desempenho excepcional para o entusiasta da condução, projetado para inspirar confiança e emoção", disse Ben Payne, vice-presidente de design do Grupo Lotus.
A empresa revelará mais detalhes no quarto trimestre de 2023, e a produção está programada para começar em 2024 na fábrica da marca Geely em Wuhan, na China, onde o Eletre já está sendo fabricado. O Emeya chegará aos EUA no 4º trimestre de 2024, disse o vice-presidente e chefe comercial da Lotus, Mike Johnstone, ao InsideEVs.
Quando a produção do Emeya e do Eletre estiver a todo vapor, provavelmente até 2025, a marca espera que 30% de suas vendas totais estejam nos EUA, disse Johnstone.
A Lotus ainda não provou sua força na era dos veículos elétricos. Depois de vender apenas 576 Emiras no ano passado – seu último carro movido a combus – citando problemas na cadeia de suprimentos, a marca de propriedade da Geely recebeu mais de 17.000 pedidos este ano de uma combinação de Eletre e Emira. A produção deste último está em andamento a todo vapor, de acordo com Johnstone.
Sua carteira de pedidos atual aparentemente quebrou todos os recordes de vendas anteriores, e novos modelos como o Emeya podem contribuir para mudar sua sorte.
Fonte: Lotus Cars
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