1ª fábrica de automóveis da Arábia Saudita é inaugurada pela Lucid Motors
Primeira fase consiste exclusivamente na montagem dos kits pré-fabricados do sedã elétrico Lucid Air
O Lucid Group abriu oficialmente sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. Localizada na Arábia Saudita, a Advanced Manufacturing Plant (AMP-2) está sediada na King Abdullah Economic City (KAEC), 120 km ao norte de Jeddah.
A AMP-2 é a primeira fábrica de automóveis da Arábia Saudita e a segunda fábrica de montagem de veículos do fabricante de veículos elétricos, depois da fábrica principal AMP-1 em Casa Grande, Arizona.
A nova fábrica iniciou a montagem de sedãs elétricos Lucid Air usando kits de veículos que são pré-fabricados na unidade do Arizona. Espera-se que o local tenha uma capacidade anual de 5.000 veículos na primeira fase, que consiste exclusivamente na remontagem de kits de veículos Lucid Air.
A Lucid pretende fazer a transição da AMP-2 para a produção de unidades completas de construção (CBU) após a metade da década, com uma capacidade anual adicional de 150.000 carros. No futuro, espera-se que a instalação de fabricação completa, incluindo a instalação de montagem, tenha uma capacidade anual de 155.000 veículos elétricos. A AMP-2 produzirá EVs da Lucid para a Arábia Saudita e exportará para outros mercados.
"Estamos muito satisfeitos por fazer história hoje na Arábia Saudita, inaugurando a primeira fábrica de automóveis do país, que produzirá nossos premiados veículos elétricos e apoiará a visão do país para uma economia mais sustentável e diversificada", disse Peter Rawlinson, CEO e CTO do Lucid Group. "Estamos ansiosos para entregar carros montados na Arábia Saudita para clientes na Arábia Saudita e em outros países."
A Lucid afirma que a AMP-2 será uma força motriz para a inovação e a criação de empregos, promovendo o talento saudita local e fornecendo treinamento especializado para o desenvolvimento de habilidades. A empresa espera empregar centenas de sauditas nos primeiros anos e, eventualmente, aumentar a força de trabalho para milhares.
A localização estratégica da fábrica, próxima a Jeddah e na costa do Mar Vermelho, também deve facilitar o crescimento e a expansão da cadeia de suprimentos da Arábia Saudita, criando demanda para fornecedores locais e gerando crescimento de longo prazo. A instalação já oferece acesso robusto à cadeia de suprimentos por terra e mar, o que permitirá que a Lucid exporte seus veículos elétricos de luxo para outras regiões no futuro.
A nova fábrica da Lucid também ajudará a empresa a cumprir o acordo com o governo da Arábia Saudita para a compra de até 100.000 veículos em um período de dez anos - 50.000 inicialmente e a opção de comprar até 50.000 adicionais.
Durante o evento de inauguração da fábrica, a empresa também entregou unidades do Lucid Air a um grupo seleto de clientes. As entregas do sedã elétrico na Arábia Saudita começaram em junho.
O governo da Arábia Saudita, por meio de seu Fundo de Investimento Público (PIF), é o acionista majoritário do Lucid Group, com 60,5% das ações. Recentemente, o fundo soberano do país aumentou sua participação na Lucid Motors por meio de uma oferta de ações que rendeu à startup de veículos elétricos um total de US$ 3 bilhões, dos quais US$ 1,8 bilhão vieram da Ayar Third Investment Company, afiliada do PIF.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lucid inaugura sua 1ª concessionária de carros elétricos na Arábia Saudita
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mais potente do mundo: Lucid Air Sapphire é o sedã elétrico de 1.200 cv
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Sedã elétrico de luxo Lucid Air tem início de produção em série
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Sedã elétrico Lucid Air registra recorde de 836 km de autonomia