O Lucid Group abriu oficialmente sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. Localizada na Arábia Saudita, a Advanced Manufacturing Plant (AMP-2) está sediada na King Abdullah Economic City (KAEC), 120 km ao norte de Jeddah.
A AMP-2 é a primeira fábrica de automóveis da Arábia Saudita e a segunda fábrica de montagem de veículos do fabricante de veículos elétricos, depois da fábrica principal AMP-1 em Casa Grande, Arizona.
A nova fábrica iniciou a montagem de sedãs elétricos Lucid Air usando kits de veículos que são pré-fabricados na unidade do Arizona. Espera-se que o local tenha uma capacidade anual de 5.000 veículos na primeira fase, que consiste exclusivamente na remontagem de kits de veículos Lucid Air.
A Lucid pretende fazer a transição da AMP-2 para a produção de unidades completas de construção (CBU) após a metade da década, com uma capacidade anual adicional de 150.000 carros. No futuro, espera-se que a instalação de fabricação completa, incluindo a instalação de montagem, tenha uma capacidade anual de 155.000 veículos elétricos. A AMP-2 produzirá EVs da Lucid para a Arábia Saudita e exportará para outros mercados.
"Estamos muito satisfeitos por fazer história hoje na Arábia Saudita, inaugurando a primeira fábrica de automóveis do país, que produzirá nossos premiados veículos elétricos e apoiará a visão do país para uma economia mais sustentável e diversificada", disse Peter Rawlinson, CEO e CTO do Lucid Group. "Estamos ansiosos para entregar carros montados na Arábia Saudita para clientes na Arábia Saudita e em outros países."
A Lucid afirma que a AMP-2 será uma força motriz para a inovação e a criação de empregos, promovendo o talento saudita local e fornecendo treinamento especializado para o desenvolvimento de habilidades. A empresa espera empregar centenas de sauditas nos primeiros anos e, eventualmente, aumentar a força de trabalho para milhares.
A localização estratégica da fábrica, próxima a Jeddah e na costa do Mar Vermelho, também deve facilitar o crescimento e a expansão da cadeia de suprimentos da Arábia Saudita, criando demanda para fornecedores locais e gerando crescimento de longo prazo. A instalação já oferece acesso robusto à cadeia de suprimentos por terra e mar, o que permitirá que a Lucid exporte seus veículos elétricos de luxo para outras regiões no futuro.
A nova fábrica da Lucid também ajudará a empresa a cumprir o acordo com o governo da Arábia Saudita para a compra de até 100.000 veículos em um período de dez anos - 50.000 inicialmente e a opção de comprar até 50.000 adicionais.
Durante o evento de inauguração da fábrica, a empresa também entregou unidades do Lucid Air a um grupo seleto de clientes. As entregas do sedã elétrico na Arábia Saudita começaram em junho.
O governo da Arábia Saudita, por meio de seu Fundo de Investimento Público (PIF), é o acionista majoritário do Lucid Group, com 60,5% das ações. Recentemente, o fundo soberano do país aumentou sua participação na Lucid Motors por meio de uma oferta de ações que rendeu à startup de veículos elétricos um total de US$ 3 bilhões, dos quais US$ 1,8 bilhão vieram da Ayar Third Investment Company, afiliada do PIF.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lucid inaugura sua 1ª concessionária de carros elétricos na Arábia Saudita
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Mais potente do mundo: Lucid Air Sapphire é o sedã elétrico de 1.200 cv
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Sedã elétrico de luxo Lucid Air tem início de produção em série
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Sedã elétrico Lucid Air registra recorde de 836 km de autonomia