page ad skin

Esta estação de carregamento baixa o preço se a energia for limpa

Eletroposto dinamarquês cobra tarifas variáveis com base na quantidade de energia proveniente de fontes renováveis

estação de recarga preço energia limpa

Recarga que vai, preço que aumenta. Normalmente, esse é o caso. Mas não na Dinamarca: aqui está em operação uma estação de recarga em que o preço varia de acordo com a quantidade de energia renovável disponível no momento.

Em resumo, ela tem um sistema de pagamento dinâmico que visa incentivar os motoristas a recarregarem seus carros elétricos quando a produção de energia dos parques eólicos e fotovoltaicos estiver no máximo. Ela faz isso, entre outras coisas, exibindo os preços cobrados naquele momento em um painel claramente visível da rua (o que é bastante incomum quando se trata de estações de recarga públicas).

la-stazione-better-energy-charge

Quanto mais renovável, mais barato

A estação em questão, chamada 'Better Energy Charge', está localizada em Sonderborg e é de propriedade da empresa Better Energy, que lida justamente com energias renováveis e administra um parque fotovoltaico ao lado, dedicado a vários projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

"Queremos incentivar as pessoas a recarregar seus carros quando há muita energia verde na rede", disse Peter Munck Soe-Jensen, chefe de soluções de energia da Better Energy. "Quando há muito sol ou quando o vento está soprando, nossos preços caem, tornando a recarga mais barata."

Incentivo para um comportamento mais ecológico

A Better Energy, com essa estação de recarga de preço variável, quer conscientizar os motoristas de carros elétricos a adotar um comportamento que vá na direção de combater as mudanças climáticas de forma mais eficaz, dando visibilidade à porcentagem de energia renovável usada pela rede em vários momentos do dia.

Essa é uma das muitas iniciativas que podem ajudar a melhorar o consumo de energia à medida que mais carros elétricos circulam e mais energias renováveis são produzidas. Ela complementa tecnologias como o Vehicle-to-Grid (V2G), um sistema que permite que um carro movido a bateria forneça eletricidade à rede quando houver um pico de demanda.