Um grupo que reúne alguns dos maiores fabricantes automotivos do mundo uniu forças em uma nova joint venture para entregar uma nova rede pública de carregamento "de alta potência" em cidades e rodovias na América do Norte para acelerar a adoção de veículos elétricos.

BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis uniram forças nesta iniciativa sem precedentes que pretende instalar pelo menos 30.000 pontos de carregamento de alta potência em locais urbanos e rodoviários "para garantir que os clientes possam carregar quando e onde precisarem".

Audi Q4 e-tron 2022 - EUA - recarga

Vale lembrar que na América do Norte a transição para os veículos elétricos por parte de montadoras e consumidores tradicionais foi amplamente incentivada por uma legislação vantajosa implementada pelos governos dos EUA e do Canadá.

Falando especificamente dos Estados Unidos, o plano estratégico executado pelo presidente Biden e a Inflation Reduction Act criaram créditos fiscais federais para locações e compras de veículos elétricos que atendam a alguns requisitos de localização ao mesmo tempo que impulsionam o programa National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI) para permitir a ampliação da infraestrutura de recarga em todo o país. 

Ford Explorer elétrico (2023) - recarga

No comunicado, as sete montadoras afirmam que sua rede de carregamento oferecerá uma experiência elevada ao cliente, confiabilidade, capacidade de carregamento de alta potência, integração digital, locais atraentes, várias comodidades durante o carregamento. Um destaque é que as estações devem ser alimentadas exclusivamente por energia renovável.

Outra vantagem da iniciativa é que as novas estações de recarga serão acessíveis a todos os veículos elétricos de qualquer montadora, pois oferecerão conectores nos padrões Combined Charging System (CCS) e North American Charging Standard (NACS).

De acordo com o projeto, cada estação será equipada com vários carregadores DC de alta potência e oferecerá coberturas sempre que possível, bem como comodidades como banheiros, serviço de alimentação e operações de varejo – nas proximidades ou dentro do mesmo complexo.

Os sete sócios estabelecerão a joint venture este ano, sujeito às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias. As primeiras estações de carregamento da rede estão programadas para entrar em operação nos Estados Unidos em meados de 2024 e posteriormente no Canadá.