A preocupação sobre ter como carregar um carro elétrico na Europa começa a desaparecer conforme a rede de carregadores vai crescendo. O Conselho da União Europeia de um passo importante com a aprovação de uma série de regras sobre a infraestrutura de recarga, determinando que até 2025, as principais rodovias do continente devem ter carregadores instalados a cada 60 quilômetros.

As novas regras são bem específicas e são para as estradas principais da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), que percorre quase 30 países da Europa e faz a ligação entre as principais cidades. O passo inicial é para que cada ponto seja posicionado a, no mínimo, 60 km de distância um do outro e que tenha carregadores o suficiente para oferecer 400 kW totais. Para evitar uma quantidade grande de estações de baixa capacidade, um deles deve ser de 150 kW.

É só o primeiro passo até 2025, para criar a infraestrutura. O seguinte é atualizá-la, elevando a potência combinada dos carregadores para 600 kW, mantendo a regra de ter ao menos uma estação de 150 kW. Isto é o suficiente para acabar com os carregadores mais lentos, uma situação que acontece atualmente, onde alguns lugares anunciam terem 300 kW, mas conta com seis estações de 50 kW, perdendo potência ao serem usados simultaneamente.

As principais estradas da Rede Transeuropeia de Transportes

Para as outras estradas que fazem ligação com as principais da RTE-T, o plano é menos ambicioso. As novas regras determinam que adotem carregadores a cada 60 km, porém com uma potência combinada de 300 kW e uma estação de 150 kW. Ao menos 50% das rodovias devem ter a infraestrutura pronta até o final de 2027, atingindo 100% de cobertura até dezembro de 2030. Em 2036, os carregadores deverão contar com 600 kW de potência combinada e dois pontos de 150 kW.

Este é o plano para carros, vans e comerciais leves. No caso dos caminhões, as estações deverão ser instaladas até 2030, com uma potência mínima de 350 kW, também a cada 60 km de distância nas principais estradas e 100 km nas demais.

Um ponto muito discutido e que teve um avanço com as novas regras é que os carregadores não deverão mais ser atrelados a um sistema de assinatura. Assim, o cliente terá que poder chegar no ponto de recarga, plugar e fazer o pagamento via cartão ou aproximação, sem a necessidade de um aplicativo específico.

Infográfico que mostra todas as mudanças feitas pela nova regra de infraestrutura para elétricos

Os principais pontos da regulamentação são:

  • A partir de 2025, estações de recarga rápida de ao menos 150 kW para carros e vans terão que ser instalados a cada 60 km nos principais corredores da União Europeia, a chamada Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T);
  • Estações de recarga para veículos pesados (ônibus e caminhões) com potência mínima de 350 kW deverão ser instaladas a cada 60 km nas rodoviais principais, e a cada 100 km nas estradas secundárias a partir de 2025, cobrindo toda a rede até 2030;
  • Estações de recarga de hidrogênio para carros e caminhões deverão ser instaladas a partir de 2030 em todos os centros urbanos e a cada 200 km ao longo das principais rodoviais;
  • Portos marítimos que recebem um número mínimo de barcos grandes de passageiros ou cargueiros, devem adotar uma forma de fornecer eletricidade até 2030;
  • Aeroportos devem fornecer eletricidade para aviões estacionados em todos os portões até 2025, e para todos os postos remotos até 2030;
  • Usuários de veículos elétricos ou a hidrogênio devem poder pagar pela recarga ou pontos de reabastecimento com facilidade, usando cartões de de pagamento ou dispositivos por aproximação, se a necessidade de uma assinatura e com transparência total de preços;
  • Operadores dos pontos de recarga ou abastecimento devem disponibilizar todas as informações ao consumidores por meios eletrônicos sobre a disponibilidade, tempo de espera e preços das diferentes estações.

“A nova lei é um marco da nossa política ‘Fit for 55’, que prevê mais capacidade de recarga pública nas ruas das cidades e ao longo das autoestradas em toda a Europa”, disse Raquel Sánchez Jiménez, ministra espanhola de Transporte, Mobilidade e Agenda Urbana. “Estamos otimistas de que, em um futuro próximo, os cidadãos poderão carregar seus carros elétricos com a mesma facilidade que fazem hoje em postos de gasolina tradicionais”.

Depois da aprovação do Conselho da União Europeia, as novas regras deverão ser publicadas no Diário Oficial do bloco em algum momento do 4º trimestre, passando a valer 20 dias após a publicação. O texto prevê que as mudanças comecem a ser feitas seis meses após a lei entrar em vigor.