page ad skin

Audi está planejando um esportivo elétrico como sucessor para o R8

Modelo seria baseado em uma variante da futura plataforma SSP que está em desenvolvimento

Audi R8 elétrico

Segundo informações, a Audi está planejando um sucessor totalmente elétrico para o carro esportivo a combustão R8, que será descontinuado em 2023. Aparentemente, está sendo desenvolvida uma plataforma separada para o modelo, embora ela use componentes da Scalable Systems Platform (SSP). De acordo com uma apuração da Autocar, esse fato é resultado de declarações de Oliver Hoffmann, membro da diretoria de desenvolvimento da Audi.

Até o momento, a marca das quatro argolas usa duas plataformas de carros elétricos: a MEB para o Q4 e-tron e a arquitetura J1 para o Audi e-tron GT. A partir de 2024, a Audi lançará uma série de modelos baseados na Premium Platform Electric (PPE), incluindo o Q6 e-tron, o A6 e-tron e o A6 e-tron Avant. No final da década, será lançada a Scalable Systems Platform (SSP), na qual se baseará o modelo Audi de codinome Trinity, entre outros.

Audi R8: carro esportivo V10 com cerca de 400 kW (aqui na versão V10 RWS)

Audi R8: carro esportivo V10 com cerca de 400 kW (aqui na versão V10 RWS)

No futuro, a MEB também será usada para outros modelos de entrada da Audi, como disse Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento da Audi, no IAA Mobility 2023. Perguntado se uma das plataformas mencionadas acima poderia ser considerada para carros elétricos mais esportivos, como um TT elétrico ou um R8 elétrico, o executivo disse que uma arquitetura de carro esportivo personalizada seria usada para isso. E que usaria elementos da SSP. A plataforma, que Hoffmann descreveu como um kit de componentes, seria uma combinação da MEB e PPE.

Tanto o Audi TT quanto o Audi R8 serão descontinuados em 2023. Hoffmann não comentou diretamente sobre possíveis sucessores. Ele disse, no entanto, que estava trabalhando neles. Nos próximos dois anos, disse ele, a Audi lançará quase 20 novos produtos - mais de 50% dos quais serão elétricos a bateria.

Galeria: Audi PB 18 e-tron

Espera-se que a plataforma SSP seja responsável por cerca de 80% dos carros do Grupo VW. A plataforma suporta trens de força com mais de 1.200 kW, como já revelou o CEO do grupo, Oliver Blume. A alta classificação de potência sugere que carros esportivos elétricos e supercarros elétricos baseados na SSP também estão planejados. Hoffmann confirmou que a Audi apresentará seus primeiros veículos elétricos baseados na SSP "na fase inicial" da plataforma.

Pessoas não identificadas da Audi disseram anteriormente à Autocar que a Audi está trabalhando em um sucessor elétrico do R8. Eles disseram que ele permaneceria fiel à fórmula com duas portas, recursos de corrida e desempenho superior.

A Audi já havia revelado um carro esportivo elétrico em 2018 com o PB 18 e-tron. O estudo, também chamado de AI:Race, tinha 4,53 metros de comprimento e apenas 1,15 metro de altura. A tração seria fornecida por três potentes motores elétricos - um na dianteira e dois na traseira. O último acionava diretamente as rodas por meio de semi-eixos. A potência do sistema era de 500 kW, com 570 kW disponíveis por um curto período. O sprint de 100 km/h levaria uns bons dois segundos.

A bateria de estado sólido refrigerada a líquido com 95 kWh deve permitir mais de 500 quilômetros de alcance WLTP. Graças ao sistema de 800 volts, deve ser possível carregar totalmente a bateria em apenas 15 minutos. Logo após a apresentação, foi dito que o carro estaria no mercado dentro de dois anos, mas apenas em uma pequena série de 50 unidades.

A foto de destaque mostra o estudo do PB 18 e-tron.