Renault: Tudo pronto para a estreia da divisão de carros elétricos
Lançamento oficial da Ampere está marcado para o dia 1º de novembro, com o dia do investidor duas semanas depois.
A Renault está finalmente pronta para dar o sinal verde para a Ampere. A partir de 1º de novembro, a divisão da montadora francesa dedicada à eletrificação será definitivamente independente do resto. É o início de uma nova era para a empresa.
Alguns dias depois, a 15 de novembro, Luca De Meo, CEO do grupo Renault, conduzirá o primeiro dia do investidor da Ampere, que será definitivamente cotada na bolsa no segundo trimestre de 2024. Pelo menos, são estas as ambições do próprio De Meo, que assumiu a direção da nova divisão em junho deste ano.
Galeria: Renault Scenic E-Tech Electric - Salão de Munique 2023
Uma empresa de 10 bilhões
De acordo com as declarações do Diretor-Geral, a Ampere poderá valer 10 bilhões de euros. Terá dois objetivos principais: o primeiro será a criação de valor e a angariação de fundos para operar no domínio da mobilidade com emissões zero; o segundo será dotar-se de uma estrutura enxuta e ágil capaz de responder mais rapidamente aos desafios relacionados com a energia elétrica.
A Ampere será igualmente responsável pelo desenvolvimento de software para os carros elétricos do grupo de Lausanne, enquanto a Renault, como é sabido, continuará centrada na produção de veículos a combustão e híbridos.
Galeria: Renault Kangoo E-Tech (BR)
Redução dos custos em 40 por cento
O objetivo da Ampere será conceber e produzir veículos com emissões zero, com métodos e tecnologias inovadoras. Este esforço de inovação permitirá a produção de automóveis elétricos que custarão muito menos do que os atuais. Luca De Meo está convencido de que está no caminho certo:
"Quanto mais nos especializamos", diz ele, "mais isto cria oportunidades claras para a Ampere na corrida para a eletricidade e o software. Visar uma redução de custos de 40% para a próxima geração de veículos, colocar a tecnologia e a inovação no centro da organização de Ampere, oferecer produtos atrativos ao melhor preço: tudo isto está de acordo com a nossa tradição de democratizar a tecnologia e criar valor para os nossos vários intervenientes".
Galeria: Renault 5 - protótipo
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia
- 09:01 Quais fabricantes estão mais comprometidas em reduzir emissões de CO2
- 08:01 Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
- 14:15 Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
- 11:16 Em breve no Brasil, Chevrolet Equinox EV finalmente tem início de entregas
- 09:50 Ex-GM diz que Dolphin Mini é 'sinal de alerta' para marcas americanas
- 08:01 Honda dobra investimento em carros elétricos para US$ 64 bilhões
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60