Renault-Nissan: parceria renovada para a Nissan impulsiorar os elétricos
Montadora japonesa assumirá uma participação de 15% na Ampere, divisão de veículos elétricos da Renault
A Nissan e a Renault decidiram renovar sua parceria, embora com termos e objetivos diferentes. Com base no novo acordo, a Nissan está investindo na divisão EV da Renault para desenvolver uma linha de carros elétricos mais completa.
A Nissan é uma espécie de nome familiar no mundo de carros elétricos, embora só tenha produzido e vendido o hatchback elétrico Leaf nos Estados Unidos. O Leaf já está no mercado há muito tempo, e embora muitos possam argumentar que nunca foi um EV de alto nível, permaneceu popular no mundos dos EVs práticos, acessíveis e amigáveis ao uso, resistindo ao teste do tempo.
Desde que a Nissan conseguiu fazer o jogo dos elétricos virar com o Leaf, você automaticamente iria pensar que a marca japonesa dominaria o segmento sem dificuldade. No entanto, só agora ela está conseguindo trazer seu segundo veículo elétrico para o mercado norte-americano este ano, e estamos falando do Nissan Ariya, que ainda não foi confirmado oficialmente para o Brasil.
A Nissan lançou alguns novos veículos elétricos para o mercado doméstico no Japão, e tem outros planos para o futuro. No entanto, só ofereceu um modelo nos EUA, e agora estará vendendo dois VEs simultaneamente para os norte-americanos.
A nova parceria dentro do Grupo Renault-Nissan-Mitsubishi trabalha para tornar a Nissan e a Renault mais iguais e tem o objetivo de expandir o foco da Nissan nos veículos elétricos. A montadora japonesa está assumindo uma participação de 15% na unidade de desenvolvimento de veículos elétricos da Renault, conhecida como "Ampere", com a intenção de aumentar sua linha de VEs em todo o mundo. Makoto Uchida, CEO da Nissan, compartilhou com a Reuters, via Teslarati:
"Consideramos a Ampere como um capacitador para que a Nissan participe de novas oportunidades de negócios na Europa".
Segundo Teslarati, o relacionamento da Nissan e da Renault pode ter sido um pouco tênue ao longo dos anos. Enquanto esta última era a marca que controlava e ajudou a salvar a Nissan no passado, e a Nissan superou a Renault em vendas globais. Agora, a Nissan tem mais receitas para conduzir para seu futuro elétrico.
A parceria reativada e renovada permitirá à Nissan maior acesso à pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos do que ela provavelmente precisa para finalmente expandir sua pegada futura nessa área. Além disso, a montadora japonesa poderá colocar seu nome nos EVs atuais e futuros da Renault e vendê-los em diferentes mercados em todo o mundo.
Fonte: Teslarati
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