Enquanto as vendas de carros híbridos avançam mês a mês no Brasil, a presença de marcas como BYD e GWM é cada vez mais evidente. No entanto, mesmo sobre pressão, a Toyota ainda conseguiu segurar a liderança entre os modelos híbridos com sua dupla Corolla e Corolla Cross. 

De acordo com os dados consolidados pela ABVE, a Toyota vendeu 1.741 unidades de carros híbridos em setembro (914 unidades do Corolla Cross Hybrid e 768 unidades do Corolla Hybrid), ficando à frente da GWM, que se destacou com 1.307 emplacamentos do Haval H6, disponível em variantes híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV) - o modelo eletrificado mais vendido do país no mês passado.

Galeria: Toyota Corolla Cross 2022

A BYD, que assumiu a liderança isolada de vendas no segmento dos carros elétricos a bateria (BEV), ficou em 3º lugar no ranking dos híbridos, graças ao emplacamentos do BYD Song Plus (863). 

De acordo os dados preliminares, a Caoa Chery ocuparia a quarta posição com 843 unidades. No entanto, esse total é composto em boa parte por modelos híbridos-leve, o que causa distorções no ranking. A Volvo, por exemplo, emplacou 271 unidades do XC60 e 86 do XC90.

Galeria: GWM Haval H6 PHEV vs. BYD Song Plus PHEV

Mas voltando aos três principais, a briga tende a se acirrar nos próximos meses com as vendas crescentes do Haval H6. Além disso, a BYD pretende lançar mais modelos híbridos em nosso mercado mais adiante, o que ampliará o leque de opções e promete engrossar as vendas do segmento. 

Dito isto, vale destacar que o segmento de eletrificados é bastante dinâmico e receberá uma série de outras novidades. No futuro, a GWM trará um SUV híbrido menor que o H6 e mais acessível, sem contar a própria Toyota, que prepara um híbrido compacto desenvolvido inteiramente no Brasil, só para ficar nessas marcas.