Em 2019, a Honda apresentou ao público o protótipo da motocicleta elétrica CR no Tokyo Motorcycle Show. Na época, o projeto era um mistério, com poucas informações divulgadas. O que era visível incluía detalhes como o garfo dianteiro Showa, freios Nissin e pneus Dunlop. No entanto, os detalhes do trem de força elétrico permaneceram desconhecidos.

Agora, em 2023, a Honda está pronta para colocar o protótipo Honda CR Electric à prova. A Honda Racing Corporation levará o protótipo para a oitava rodada do Campeonato Japonês de Motocross D.I.D. A rodada oito, oficialmente chamada de Saitama Toyopet Cup, acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, na Offroad Village Saitama. 

Protótipo elétrico Honda CR - Visão frontal em ângulo reto

Este evento não só marca a estreia da moto elétrica Honda CR Electric em competições, mas também representa a primeira incursão da Honda em motocicletas elétricas desenvolvidas internamente em competições formais. Isso é de grande importância, especialmente à medida que a Honda e outros fabricantes buscam reduzir sua pegada de carbono em suas atuais e futuras linhas de produtos.

Uma pergunta que provavelmente está na mente de muitas pessoas é: quem pilotará o protótipo CR Electric como coringa neste evento de Motocross? A resposta é Trey Canard, que atualmente atua como consultor na equipe da American Honda e foi o campeão do AMA Pro Motocross 250 em 2010.

Galeria: Honda CR Electric Prototype

Como ocorreu em 2019, a Honda ainda não divulgou uma ficha técnica detalhada da motocicleta. Mesmo que tenham se passado quatro anos desde então, e sem dúvida algumas coisas tenham mudado, a CR Electric ainda é considerada um protótipo. Quando a Honda desenvolver a CR Electric em uma versão de produção que os pilotos possam testar e comprar, é mais provável que vejamos uma ficha técnica oficial que detalhe o trem de força elétrico e o que esperar.

Por enquanto, teremos que nos contentar com a ideia de que o programa de Motocross elétrico da Honda ainda está muito vivo e na fase de testes, e que este protótipo é parte de seus esforços de coleta de informações. À medida que soubermos mais, traremos essas novidades.