Desde agosto do ano passado que circulam rumores cercando a primeira moto elétrica da história da Royal Enfield, fabricante centenária de motocicletas que hoje é controlada pelo grupo indiano Eicher Motors. Enquanto a empresa ainda não revelou oficialmente quando ou como fará seus modelos movidos por baterias, as primeiras pistas podem ter aparecido por acaso.
Há alguns dias, a Royal Enfield lançou no Brasil mais uma moto a combustão, a Scram 411. No entanto, durante uma parte da apresentação em que se falava do processo de desenvolvimento do desenho da moto, mostrou-se o estúdio responsável pelas linhas da motocicleta ainda em argila. No fundo das imagens do local, porém, um protótipo chamou a atenção.
No canto direito da imagem, apareceu um conceito com rodas extremamente finas, mas ainda de desenho clássico como as demais motocicletas convencionais da Royal Enfield. Será essa a primeira moto elétrica da empresa? Difícil dizer, pois a marca ainda não se pronunciou a respeito. Porém, o elemento cilíndrico à frente da roda traseira lembra muito um motor elétrico central, como se usa em motocicletas e ciclomotores elétricos atuais.
De qualquer forma ainda precisaremos esperar para ver de fato o resultado do trabalho da Royal Enfield para o desenvolvimento de sua primeira motocicleta movida totalmente por energia elétrica. Aparentemente, os trabalhos tiveram início ainda em agosto de 2022 e a marca vem tomando atitudes para acelerar o processo.
Os primeiros passos foram dados ainda no final do ano passado, quando a marca indiana investiu em uma empresa espanhola de motos elétricas, a Stark Future SL. O CEO da empresa, B. Govindarajan, explicou "a Royal Enfield está progredindo em nossa jornada de veículos elétricos e temos várias ideias que já estão em estágios avançados de teste. Nossa abordagem em relação à nossa eletromobilidade é muito diferente e gastamos um tempo considerável para entender o mercado e suas tendências".
A nova moto elétrica da Royal Enfield será feita a partir de uma plataforma batizada de L e o projeto inicial está sendo tratado internamente como L1C. A expectativa é a de que o modelo inédito seja apresentado já em 2025, já se esperando um volume anual de 5.000 unidades.
As informações teriam vindo de uma fonte ligada ao desenvolvimento desta primeira moto elétrica da Royal Enfield. A marca já teria separado uma equipe de desenvolvimento dedicada apenas a este projeto. Entre os participantes da equipe estaria Umesh Krishnappa, egresso da Ola Electric, marca indiana que trabalha exclusivamente com motos elétricas, e que está trabalhando para a Royal Enfield desde 2022 também.
O investimento na espanhola Stark Future SL, anunciado em 29 de dezembro do ano passado, foi da ordem de 50 milhões de euros e realizado pela Eicher Motors, empresa controladora da Royal Enfield. Além dos funcionários já dedicados ao projeto da moto elétrica, a marca ainda está estruturando um time próprio para o desenvolvimento exclusivo de veículos elétricos que deve contar com 65 pessoas.
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