A Stellantis está prestes a selar um acordo de investimento com a Leapmotor, uma startup chinesa de veículos elétricos, incluindo o licenciamento de sua plataforma EREV LEAP 3.0, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto.

Enquanto montadoras chinesas de veículos elétricos preocupam as montadoras tradicionais, elas também também representam uma oportunidade significativa para o crescimento e desenvolvimento de futuros modelos. A China é uma fonte inesgotável de tecnologias prontas, incluindo plataformas e baterias, que podem servir de base para novos produtos.

Galeria: Leapmotor C10

E de acordo com a apuração do CarNewsChina, o grupo liderado por Carlos Tavares estaria pronto para fechar um acordo com a empresa chinesa Leapmotor para obter a licença de uso da plataforma LEAP 3.0, desenvolvida para modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in.

Segundo o que foi relatado, a gigante automotiva ítalo-americana estaria interessada em se tornar acionista da Leapmotor, possibilitando a utilização dessa nova tecnologia para veículos que, inicialmente, seriam vendidos no mercado chinês e, possivelmente, exportados para outros países.

Apresentado em julho, a nova plataforma LEAP 3.0 estreou com o Leapmotor C10, um SUV de médio porte anunciado pela startup chinesa como seu primeiro modelo global. O C10 pode ser equipado com um trem de força totalmente elétrico ou um EREV (Extensor de autonomia).

No entanto, até o momento, nenhuma das partes confirmou ou negou os rumores, mas o site chinês lembrou as palavras recentes de Zhu Jiangming, CEO da Leapmotor, "Não queremos ser apenas uma marca de carros elétricos, mas também um fornecedor de tecnologias vitais para veículos elétricos." Pouco tempo depois, Zhu afirmou estar em negociações com dois fabricantes, sem mencionar nomes.

Caso a negociação se concretize, a Stellantis seguirá o exemplo de outras montadoras como Audi e Volkswagen. A primeira fechou um acordo com a SAIC para usar a plataforma iO Origin em carros elétricos a serem vendidos na China, enquanto a segunda está comprometida em adquirir 5% da Xpeng e a licença para usar a plataforma Edward, que servirá como base para dois futuros modelos destinados ao mercado oriental.

Fonte/Fotos: CarNewsChina