Apresentado no Brasil há pouco mais de um ano, o Nissan Ariya continua uma incógnita para o nosso mercado. Durante o Salão de Tóquio, falamos com os executivos da montadora japonesa, que tem intenção de lançar o SUV elétrico no país, mas ainda não há data oficial, sequer previsão de lançamento.
Revelado globalmente em meados de 2020, portanto há mais de 3 anos, o Nissan Ariya nasceu com pretensões globais e já consta, inclusive, no cadastro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em um registro que ocorreu precocemente, logo após a estreia global.
Marcando uma nova fase na eletrificação dos modelos da montadora japonesa, o Nissan Ariya é amplo, sendo bem maior que um Kicks, por exemplo, e até mesmo que um Qashqai: mede 4.645 mm de comprimento e possui entre-eixos de 2.776 mm, o que garante um excelente espaço interno.
O interior, aliás, é moderno e tem linhas limpas, se destacando também pelo painel equipado com duas grandes telas: sistema de entretenimento e quadro de instrumentos (ambas com 12,3"). Há poucos botões (as funções são em sua maioria configuradas na tela e por voz) e bancos com a tecnologia 'gravidade zero'.
Os conteúdos do Nissan Ariya incluem o Nissan Intelligent Mobility, o sistema de assistência ao motorista ProPILOT Assist 2.0 e também o e-Pedal. Também de série é o pacote Nissan Safety Shield 360, um conjunto de tecnologias de segurança e uma interface que permite que os clientes usem a voz para ajustar as configurações do carro e o veículo ainda inclui a assistente Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar tarefas.
Baseado na arquitetura CMF-EV, a mesma do primo Renault Megane E-Tech, o Nissan Ariya tem duas opções de propulsão: a primeira possui um motor elétrico de 160 kW (217 cv) e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto a segunda conta com duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.
As duas variantes podem ser combinadas com os pacotes de baterias de 63 kWh ou 87 kWh. A autonomia na versão com tração dianteira fica entre 403 km e 525 km, dependendo da bateria escolhida. Já com tração integral, este número fica em 493 km com a bateria maior, sempre pelo ciclo WLTP.
A verdade é que desde a época do lançamento o Nissan Ariya é um modelo cotado para o Brasil. No entanto, a marca japonesa nunca deu uma confirmação oficial ou mesmo datas. Agora, no Salão de Tóquio, conversamos com Gerardo Fernández Aguilar, presidente de Marketing e Vendas para a Nissan América do Sul, que falou "a questão não é se vai, a questão é quando". Uma das justificativas é a estratégia da marca que leva em consideração que cada país precisa oferecer a eletrificação em todas as suas regiões de forma acessível e funcional. "Não adianta lançar para atender somente São Paulo, somente algumas regiões de um país", disse o executivo.
Questões de mercado e concorrência à parte, o Nissan Ariya sofreu uma série de atrasos em seu cronograma de lançamento. Inicialmente estava previsto para estrear no final de 2021, mas as entregas só começaram em maio de 2022, e mesmo assim com volumes reduzidos. Tudo isso contribui para a incerteza sobre a data de estreia por aqui, considerando que, na prática, o SUV elétrico só agora começa a embalar em vendas nos Estados Unidos, enquanto o Nissan Leaf vai saindo de cena. Disseram que ele virá, só não sabemos quando.
Com Fábio Trindade do Motor1 Brasil, de Tóquio, Japão.
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