A Nissan é a mais recente montadora a anunciar oficialmente a mudança do Sistema de Carregamento Combinado (CCS1) para o conector de carregamento North American Charging Standard (NACS) da Tesla nos Estados Unidos e Canadá.
A mudança começará em 2025 e afetará o Nissan Ariya, bem como os futuros modelos elétricos da Nissan (ainda não divulgados).
No entanto, antes que os novos carros da Nissan se tornem nativamente compatíveis com o NACS, em 2024, a empresa oferecerá um adaptador de carregamento NACS para carros Ariya existentes (equipados com entrada de carregamento CCS1).
"A partir de 2024, a Nissan disponibilizará um adaptador de carregamento NACS para os modelos Ariya que atualmente estão equipados com o Sistema de Carregamento Combinado 1 (CCS1) para carregamento rápido DC. Isso permitirá que os clientes conectem a porta de carregamento de seu veículo a plugues NACS em carregadores compatíveis."
Este movimento abrirá o acesso à rede Tesla Supercharging para os motoristas existentes do Nissan Ariya, semelhante ao caso de outros fabricantes, que firmaram acordos com a Tesla, incluindo Ford, General Motors, Rivian, Volvo, Polestar e Mercedes-Benz (veja a lista completa aqui).
Vale notar que a Nissan é a primeira marca japonesa que assinou com a NACS na América do Norte.
Acreditamos que a Mitsubishi (relacionada com a Nissan) pode ser a próxima, ou pelo menos uma das próximas empresas a confirmar oficialmente a mudança, embora a Mitsubishi esteja atualmente oferecendo apenas o híbrido plug-in Outlander PHEV.
Curiosamente, embora o acordo Nissan-Tesla esteja relacionado aos futuros modelos EV da Ariya e da Nissan, não há nenhuma palavra sobre o Nissan Leaf.
Na América do Norte, o Nissan Leaf é compatível com o padrão de carregamento CHAdeMO (carregamento DC) e parece que não receberá atualização NACS, antes de se aposentar, assim como não recebeu uma atualização CCS1 - o padrão CHAdeMO também está se aposentando na América do Norte.
Jérémie Papin, presidente da Nissan Americas disse:
"A adoção do padrão NACS sublinha o compromisso da Nissan em tornar a mobilidade elétrica ainda mais acessível à medida que seguimos nossa visão de longo prazo Ambition 2030 de maior eletrificação. Estamos felizes em fornecer acesso a milhares de carregadores rápidos para motoristas de veículos elétricos da Nissan, adicionando confiança e conveniência ao planejar viagens de longa distância."
O plano da Nissan é aumentar a participação do BEV de suas vendas totais nos EUA para mais de 40% até 2023 (além de outras opções eletrificadas).
A partir do final de 2025, a fábrica da Nissan em Canton, Mississippi, deve iniciar a produção de dois veículos totalmente novos, totalmente elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias