GWM Ora 03 vence premiação de carro mais sustentável pelo Green NCAP
Carro elétrico da GWM recebeu 5 estrelas verdes e pontuação média de 97% do Green NCAP na Europa
O GWM Ora 03 foi destaque recentemente ao receber o Prêmio de Avaliação do Ciclo de Vida 2023, resultado de uma análise do Green NCAP, um programa de avaliação de veículos verdes, apoiado pelo Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos, em cooperação com os governos europeus.
O Green NCAP concluiu que o Ora 03 provoca o menor impacto ao meio ambiente durante a sua vida útil. Todos os automóveis foram submetidos à uma série de testes laboratoriais e de estrada, baseados no desempenho ambiental da Europa. Para permitir uma comparação geral, a análise pressupõe uma vida útil do veículo de 16 anos e uma quilometragem estimada de 240.000 km.
Galeria: Ora Funky Cat (2023) - impressões
Os resultados levaram em conta ainda índices em três quesitos: ar limpo, eficiência energética e gases com efeito de estufa. Respectivamente, o Ora 03 tirou notas 10, 9,5 e 9,8 – sendo 10 a nota máxima. No caso da avaliação dos gases de efeito estufa, é levado em consideração não apenas a emissão desses gases no uso do veículo (que é zero no caso do veículo elétrico como o Ora 03), mas as emissões decorrentes da produção do seu combustível/eletricidade. Com uma nota de 9,8 nesse quesito, o Ora 03 é o veículo que apresentou a melhor avaliação do ranking de 2023.
“Alguns dos veículos testados demonstram claramente os progressos alcançados pela indústria na procura por automóveis mais limpos e menos prejudiciais ao meio ambiente. Com resultados como estes, a futura regulamentação Euro 7 não deverá constituir um grande desafio para os fabricantes dos atuais veículos com melhor desempenho. E as elevadas pontuações dos recém-chegados chineses de cinco estrelas mostram que estes veículos estão prontos para competir no mercado”, disse Aleksandar Damyanov, Diretor Técnico do Green NCAP.
Outro destaque do GWM Ora 03 foi o desempenho nos estudos que analisaram as emissões de gases de efeito estufa (Greenhouse Gas Emissions, GEE) e na demanda de energia primária (Primary Energy Demand, PED), que é a soma de toda a energia primária extraída para fornecer o transporte. Em ambas as categorias, o modelo foi o que apresentou o melhor resultado: 27 ton CO2-equivalente de média no GEE e 159 MWh média no PED. Isso significa que o Ora 03 foi capaz de passar com folga nos testes ambientais do Green NCAP, alcançando a classificação verde total de cinco estrelas.
Vendido na Europa como Ora Funky Cat, o modelo avaliado conta com bateria de 63 kWh, motor elétrico com 126 kW de potência e 250 Nm de torque – trata-se da mesma configuração que é comercializada no Brasil com o GWM Ora 03 GT.
“A capacidade útil da bateria medida pelo Green NCAP é de 64,1 kWh, o que corresponde ao valor oficialmente declarado de 63 kWh. Ao carregar com 11 kW, a eficiência geral da entrada da energia pelo plugue carregamento até o ponto de saída de energia da bateria é de impressionantes 93,2% – o novo valor máximo entre os veículos testados pelo Green NCAP, o que ajuda o veículo a atingir valores de consumo baixos e limita a quantidade de perda de energia”, atestou o relatório da Green NCAP. No geral, o Ora 03 concluiu os testes Green NCAP com uma pontuação média de 97% e 5 estrelas verdes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Metas de CO2 na UE: indústria automotiva não pagará multas bilionárias
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volvo alerta sobre poluição recorde em SP e importância dos carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Carros elétricos vs Etanol: Brasil e Europa discordam sobre futuro no G20