O novo BMW iX2 foi apresentado há algumas semanas e será lançado em breve. Antes disso, o SUV cupê de 4,55 metros de comprimento começa a sair da linha de produção em Regensburg, na Alemanha.
Como é de costume na BMW, os modelos com motor de combustão interna (ou seja, o X2) e com propulsão elétrica (o iX2) são produzidos de forma flexível em uma única linha de produção.
Atualmente, são produzidos até 1.000 veículos por dia útil na fábrica da BMW em Regensburg - de todos os modelos. Além dos recém-lançados BMW iX2 e X2, os BMW iX1 e X1, bem como o BMW Série 1, também são produzidos lá. Os carros são destinados aos clientes em todo o mundo.
"O fato de estarmos produzindo um segundo modelo totalmente elétrico aqui no Alto Palatinado garantirá mais volume de produção no local", disse o gerente da fábrica, Armin Ebner. Para a equipe da fábrica, o início da produção de hoje é "um dia de incentivo".
O novo iX2 possui dois motores elétricos, um em cada eixo, para um total de 313 cv e 50,4 kgfm de torque - em um segundo momento, em 2024, será lançada um versão com um motor, mais barata. As baterias são de 64,7 kWh, com recarga em até 11kW em AC, ou 22 kW como opcional, e até 130 kW em DC. Pelo ciclo WLTP, são até 449 km de autonomia. Um modo Max Range dá até 25% mais autonomia ao economizar o uso em diversos pontos.
Os especialistas em produção fizeram de tudo nos últimos meses para integrar os novos BMW iX2 e X2 na produção em série em andamento - desde os primeiros protótipos e pré-séries até testes de qualidade e medidas abrangentes de qualificação para a equipe de produção.
Para o novo modelo, os funcionários agora também precisam trabalhar à noite. "Nossa fábrica está funcionando a todo vapor", diz Ebner. "Os volumes adicionais de produção significam que iniciaremos um turno noturno na unidade de Regensburg com efeito imediato - e, portanto, uma operação de três turnos no futuro."
A fábrica de veículos do BMW Group em Regensburg existe desde 1986 e é um dos mais de 30 locais de produção do BMW Group em todo o mundo. Em julho, o milionésimo X1 construído foi comemorado lá. As baterias de alta tensão para os veículos elétricos produzidos em Regensburg também são montadas e instaladas no local, nas imediações da fábrica de veículos. Elas são trazidas para a fábrica de veículos por caminhões movidos a eletricidade. A BMW obtém as células de bateria de empresas parceiras, mas não divulga quais são essas empresas e onde as células são fabricadas.
O BMW Innovation Park em Wackersdorf também faz parte da unidade de Regensburg. O local foi originalmente planejado para uma usina de reprocessamento nuclear. A BMW localizou a produção do cockpit lá, bem como o fornecimento de peças para fábricas no exterior. A força de trabalho permanente em Regensburg e Wackersdorf compreende cerca de 9.000 funcionários, incluindo cerca de 300 aprendizes.
Até o final do ano, a BMW planeja contratar cerca de 500 novos funcionários para a unidade de Regensburg e investir mais de 350 milhões de euros na produção de veículos. Ao fazer isso, a BMW está confiando em sua abordagem iFactory. Como a primeira fábrica do setor automotivo em todo o mundo, a fábrica de Regensburg conta, por exemplo, com um processo digitalizado e automatizado de ponta a ponta para a inspeção, usinagem e marcação de superfícies de veículos pintados por robôs controlados por inteligência artificial na produção em série.
Fonte: BMW
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