O Renault Twingo representou um modelo fundamental para a empresa. Especialmente com a primeira geração, um pequeno monovolume com pequenas dimensões exteriores e espaço interno líder no segmento. Um modelo que chegou aos dias de hoje com a segunda geração, mecanicamente relacionada com o smart forfour e também disponível numa versão 100% elétrica. Para ela, o momento da aposentadoria está próximo. Mas não será um adeus.
A notícia de hoje, aliás, é que o Renault Twingo regressará em 2025 como um carro puramente e exclusivamente elétrico, baseado numa plataforma dedicada aos veículos elétricos e desenvolvido pela Ampere, uma unidade de negócio criada para projetar, desenvolver e produzir os veículos elétricos do Grupo.
Nos últimos tempos, a Renault dedicou-se a uma enorme operação de nostalgia, tirando primeiro o pó do Renault 5, pronto para regressar como elétrico durante 2024, e do Renault 4, que terá o mesmo destino. O terceiro modelo é representado pelo Renault Twingo.
Um regresso que reinterpreta as formas da primeira geração, com a carroceria de um pequeno monovolume e linhas suaves acompanhadas por elementos requintadamente modernos, como as luzes LED, cujo design ecoa totalmente o do Twingo original. Em seguida, há o logotipo no centro do capô frontal, substituído por um pequeno monitor OLED. Você pode apostar que ele não estará presente na versão de produção.
Novo Renault Twingo
Versão de produção? Sim, porque o Twingo que estreou hoje no Capital Day dedicado a Ampere é apenas um concept. Mas atenção: as formas se manterão inalteradas. Neste caso, o seu estatuto de protótipo significa que não há qualquer informação técnica.
Sabe-se apenas que a plataforma será a nova Ampere A, desenvolvida internamente e dedicada exclusivamente a modelos 100% elétricos. Nada de filosofia "multi-energia", como acontece com os modelos de outros grupos.
Renault Twingo 2025
Renault Twingo (1993-2007)
Renault Twingo Electric
O fato mais interessante, no entanto, diz respeito ao preço do novo Renault Twingo: uma vez no mercado (falamos de 2025), custará menos de 20.000 euros (R$ 105.000). A título de comparação, a geração atual começa nos 24.050 euros e o Clio nos 17.250 euros.
Baseado, como mencionado, numa plataforma totalmente nova chamada "software defined", onde o software e o hardware estarão interligados e as atualizações OTA serão dedicadas não só ao informação e entretenimento mas a todos os aspectos do carro, o novo Twingo promete um consumo médio de 10 kWh/100 km, abaixo de um Renault Kwid E-Tech, por exemplo. A autonomia não foi declarada, nem o desempenho.
Novo carro elétrico Renault Twingo Luca De Meo
O novo Twingo será fabricado com materiais reciclados e recicláveis, utilizará menos 50% de materiais do que um SUV elétrico atual e emitirá menos 75% de CO2 durante o seu ciclo de vida do que um automóvel médio vendido atualmente. Por fim, será o primeiro automóvel elétrico da Renault a integrar a funcionalidade Vehicle to Grid (V2G) para alimentar a rede em determinados momentos, escolhendo autonomamente o melhor momento para recarregar as baterias.
O novo Renault Twingo será, portanto, um projeto Ampere. Mas de que se trata? É um dos pilares da Renaulution assinada por De Meo, a nova divisão (operacional a partir de 1 de novembro de 2023) do Grupo Renault dedicada à conceção, engenharia, produção e venda de mobilidade elétrica e software.
Uma unidade de negócio que desenvolverá as plataformas AmpR Small e AmpR Medium dedicadas aos veículos a bateria para os segmentos B (pequeno) e C (compacto).
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