O Lucid Air é objetivamente um dos veículos eléctricos mais impressionantes que o dinheiro pode comprar neste momento - um rei da autonomia com uma tecnologia incrível e um desempenho alucinante. Mas, para além do seu elevado preço, é também um sedan de luxo a tentar competir num mundo de SUV. Alguns críticos dizem que a startup da Califórnia deveria ter apresentado um utilitário. Isto é resolvido com a chegada do Lucid Gravity 2025.
O Gravity fez sua primeira aparição pública no Salão de Los Angeles, e é uma das maiores e mais importantes estreias entre os carros elétricos do evento. Este SUV de sete lugares segue o manual do Lucid Air - estilo elegante, especificações de ponta e um preço premium - num dos estilos de carroeeria mais procurados.
Apesar da enorme popularidade dos SUV de três fileiras, até agora não existem muitas opções no mundo dos elétricos. O Mercedes-Benz EQS SUV, o Kia EV9 e o Rivian R1S estão entre as poucas escolhas existentes. Agora, a Lucid também vai ter um e, se a empresa conseguir evitar os problemas de produção que teve com o Air, vai ter um sucesso nas suas mãos. "O Gravity não é apenas um SUV de luxo; é uma potência", afirmou a empresa num comunicado de imprensa.
Vamos começar com a tecnologia e o alcance, porque acho que isso será uma grande parte do que irá atrair os clientes. A Lucid afirma que o Gravity terá uma autonomia estimada "acima de 440 milhas (708 km)", o que, se for verdade, o colocará entre os elétricos com maior autonomia no mercado.
Curiosamente, a fabricante não divulgou as especificações da bateria, exceto para dizer num comunicado de imprensa que terá "uma bateria com cerca de metade do tamanho de alguns concorrentes". O CEO da Lucid, Peter Rawlinson - ele próprio um veterano da Tesla, conhecido por dizer o que pensa - foi ainda mais direto: "Com o Gravity, estas inovações evoluíram e a nossa tecnologia de próxima geração é aplicada com um efeito ainda maior, resultando num SUV elétrico que pode atingir mais de 440 milhas de autonomia com um conjunto de baterias com pouco mais de metade do tamanho de alguns dos nossos concorrentes".
Não é tão incrível quanto o Lucid Air Grand Touring, que oferece 516 milhas (830 km) de alcance, mas ainda é surpreendentemente bom. A Lucid até disse que o Gravity será um dos veículos elétricos de maior alcance do mercado, apenas superado pelo seu próprio Air. É também muito provável que a Lucid lance modelos Gravity mais baratos e com autonomia menor, como foi com o sedã.
Uma vez que o Air pode ser adquirido com uma bateria de 112 kWh ou de 92 kWh, é de se esperar que o Gravity chegue primeiro na versão de 112 kWh, o que faz com que tenha realmente metade da capacidade que alguns modelos oferecem, como o GMC Hummer EV e seus 200 kWh. Não é uma escolha estranha para a Lucid, pois muitos estudos apontam que baterias maiores são ruins para o planeta por usarem mais matérias-primas e precisarem de mais energia na recarga. Hoje, as fabricantes estão se movimentando para conseguir uma autonomia maior através de melhorias químicas e materiais, e não em termos de tamanho.
A Lucid diz que o Gravity é, na verdade, construído sobre uma plataforma totalmente nova "desenvolvida do zero como um SUV esportivo", o que implica que não é apenas um utilitário baseado no Air como muitos supunham.
Tem uma arquitetura elétrica de 900V e deverá ser capaz de atingir os 96 km/h (60 mi/h) em apenas 3,5 segundos. Lucid também afirma que o Gravity pode lidar com uma capacidade de carga útil de mais de 680 kg e oferece 2,7 toneladas de capacidade de reboque.
Esse sistema de 900V também ajuda na recarga. O Gravity pode recuperar até 322 km (200 milhas) de alcance em 15 minutos num carregador rápido de 350 kW DC, tornando-o num dos elétricos de carregamento mais rápido do mercado.
As dimensões exatas não foram divulgadas antes da estreia do Gravity, mas a empresa afirma que tem até 3.171 litros de espaço total de carga utilizável. Teremos uma melhor noção do tamanho quando o virmos pessoalmente na feira de Los Angeles em breve.
O Air é um dos sedans mais bonitos da atualidade, e o Gravity conseguiu transportar essa linguagem de design para um pacote muito maior sem perder o enredo. Resumindo, é um SUV bonito. E, tal como o Air, consegue ser super-aerodinâmico; esta carroçaria apresenta um coeficiente de arrasto inferior a 0,24 para maximizar a eficiência.
No interior, encontramos bancos da segunda e terceira filas que podem ser rebatidos para criar um assoalho plano; uma tela OLED curva e ininterrupta de 34 polegadas atrás do volante; outro display de dimensões consideráveis no centro do painel; e a capacidade de "transformar o habitáculo num oásis sereno" com cenários como Joshua Tree ou Lago Tahoe com o apertar de um botão. Iremos analisar melhor esta funcionalidade também.
Além disso, no comunicado de imprensa: "A Lucid também fez uma parceria com especialistas da Meditopia para oferecer uma experiência de meditação guiada que fornece um espaço pessoal para mindfulness, sem sair do veículo." É realmente uma empresa da Califórnia.
Vou dar pontos extra ao Lucid pelo design da porta-malas dianteiro (também chamado de frunk). Parece um ótimo local para ver o pôr do sol, tal como na foto abaixo.
Por enquanto, a Lucid apenas diz que o Gravity tem um preço inicial esperado abaixo de $80.000 (R$ 391.480 na conversão direta). Não sabemos se isso será já para a versão com a autonomia máxima ou não. Meu palpite é que o modelo ultrapassará dos seis dígitos na versão topo de linha.
Em suma, o Gravity parece ser um veículo elétrico extraordinariamente impressionante. E surge em um momento crucial para a Lucid, que enfrenta muitos desafios relacionados comuns em uma start-up. Tem lidado com problemas de produção para atender a demanda pelo Air, gastos excessivos, alto custo de produção e o aumento na quantidade de rivais. Por muito impressionantes que os carros da Lucid tenham sido até agora, ainda existe uma grande preocupação quanto ao seu futuro.
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