O Tesla Cybertruck, que é indiscutivelmente um dos veículos mais badalados da história recente, mas não fará muito bem para a fabricante de veículos elétricos liderada por Elon Musk, pelo menos no curto prazo, e cancelá-lo seria realmente bom para as ações da empresa.

Foi o que disse o analista Phillipe Houchois, da Jefferies, após cortar o preço-alvo para US$ 210 por ação da Tesla, citando estimativas de lucro reduzido e fluxo de caixa livre.

É uma declaração ousada, vendo como o Cybertruck está a cerca de uma semana de finalmente ser entregue, e a internet não tem sido muito gentil com o analista financeiro, como você pode ver por si mesmo nos comentários da publicação no X incorporada abaixo, postado por Sawyer Merritt.

 

Mas, embora a declaração sobre o cancelamento da primeira picape elétrica da Tesla seja um exagero, para dizer o mínimo, as outras observações do analista financeiro não são tão rebuscadas. "A Tesla parece presa em uma faixa lenta por mais 12 a 18 meses, incapaz de capitalizar os atrasos dos rivais, enquanto os fabricantes tradicionais europeus lançam EVs de US$ 25.000 no próximo ano e as montadoras chinesas estabelecem um novo ritmo de ciclos de produtos mais curtos", escreveu Houchouis em nota.

Galeria: Tesla Cybertruck

Isso anda de mãos dadas com o que Musk disse durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre no mês passado. "Eu só quero moderar as expectativas para a Cybertruck", disse o CEO da Tesla. "É um ótimo produto, mas, financeiramente, levará de um ano a 18 meses para que seja um contribuinte significativo e positivo do fluxo de caixa. Eu gostaria que houvesse alguma maneira de ser diferente, mas esse é apenas o meu melhor palpite."

Houchois acrescentou que, em vez de gastar recursos significativos para acelerar a produção da Cybertruck, a empresa deveria se concentrar em "segmentos globais de alto volume e fornecimento de 4680 para o Model Y".

Com o tão esperado evento de entrega em 30 de novembro se aproximando, o Cybertruck está finalmente se tornando realidade, quatro anos após sua revelação. Mas não para clientes reais, pelo menos não por enquanto, ao que parece. Conforme relatado pelo jornal mexicano Milenio, a Tesla pode entregar apenas 10 Cybertrucks no final do mês, e todos eles provavelmente estão indo para as mãos dos funcionários, assim como o Model 3 foi entregue pela primeira vez a 30 funcionários da empresa em 2017.

Isso não quer dizer que o lançamento inicial lento tenha atrapalhado o sucesso global do Model 3 de alguma forma, visto que é o segundo carro mais vendido da Tesla, atrás do crossover Model Y.