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Carros elétricos superam os a diesel nas vendas pela 1ª vez na Europa

Elétricos têm 14,2% de participação de mercado, contra 12% dos modelos a diesel

Hyundai Ioniq 5 (2021) - movimento destaque

As vendas de carros elétricos na Europa continuam crescendo em ritmo acelerado. Em outubro, o crescimento foi de 36,3% na comparação anual, atingindo 121.808 unidades. Por outro lado, os carros a diesel tiveram uma queda de 13,2% no mesmo período, sendo ultrapassados pela primeira vez na história pelos veículos elétricos a bateria. 

De acordo com a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), no acumulado de janeiro a outubro, foram 1,23 milhão de carros elétricos vendidos na Europa, um aumento de 53,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os modelos a diesel chegaram perto, com 1,22 milhão de unidades.

Galeria: Hyundai Ioniq 5 - impressões

Dessa forma, a participação dos carros elétricos na Europa ficou em 14,2% em outubro e 14% no acumulado de 2023, "surpreendendo pela primeira vez a participação acumulada do diesel", que ficou em 12% no mesmo período. 

No Velho Continente, as vendas totais cresceram 14,6% em outubro na comparação anual, com os veículos a gasolina respondendo por 33,4% do mercado, enquanto os híbridos convencionais (HEV) vieram logo em seguida com 28,6% de participação. Por outro lado, os híbridos plug-in tiveram queda de 5% na mesma comparação. 

Galeria: BYD Seal (Europa)

Os países que tiveram destaque nesse crescimento incluem Bélgica (+147%) e Dinamarca (+100,7%), com aumentos percentuais de três dígitos. Maior mercado de carros elétricos do continente, a Alemanha veio de uma desaceleração em setembro, mas se recuperou no mês passado, com um discreto aumento mensal de 4,3%. 

Enquanto isso, o diesel, que reinava com 50% de participação de mercado em 2015, perdeu sua posição para os carros elétricos por conta do desempenho em alguns mercados: “esta queda foi evidente na maioria dos mercados, incluindo os quatro maiores: França (-29,4%), Espanha (-20,2%), Alemanha (-4,6%) e Itália (-3,7%). Os automóveis a diesel têm agora uma participação de mercado de 12%, abaixo dos 15,9% de outubro do ano passado”