Carros elétricos superam os a diesel nas vendas pela 1ª vez na Europa
Elétricos têm 14,2% de participação de mercado, contra 12% dos modelos a diesel
As vendas de carros elétricos na Europa continuam crescendo em ritmo acelerado. Em outubro, o crescimento foi de 36,3% na comparação anual, atingindo 121.808 unidades. Por outro lado, os carros a diesel tiveram uma queda de 13,2% no mesmo período, sendo ultrapassados pela primeira vez na história pelos veículos elétricos a bateria.
De acordo com a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), no acumulado de janeiro a outubro, foram 1,23 milhão de carros elétricos vendidos na Europa, um aumento de 53,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os modelos a diesel chegaram perto, com 1,22 milhão de unidades.
Galeria: Hyundai Ioniq 5 - impressões
Dessa forma, a participação dos carros elétricos na Europa ficou em 14,2% em outubro e 14% no acumulado de 2023, "surpreendendo pela primeira vez a participação acumulada do diesel", que ficou em 12% no mesmo período.
No Velho Continente, as vendas totais cresceram 14,6% em outubro na comparação anual, com os veículos a gasolina respondendo por 33,4% do mercado, enquanto os híbridos convencionais (HEV) vieram logo em seguida com 28,6% de participação. Por outro lado, os híbridos plug-in tiveram queda de 5% na mesma comparação.
Galeria: BYD Seal (Europa)
Os países que tiveram destaque nesse crescimento incluem Bélgica (+147%) e Dinamarca (+100,7%), com aumentos percentuais de três dígitos. Maior mercado de carros elétricos do continente, a Alemanha veio de uma desaceleração em setembro, mas se recuperou no mês passado, com um discreto aumento mensal de 4,3%.
Enquanto isso, o diesel, que reinava com 50% de participação de mercado em 2015, perdeu sua posição para os carros elétricos por conta do desempenho em alguns mercados: “esta queda foi evidente na maioria dos mercados, incluindo os quatro maiores: França (-29,4%), Espanha (-20,2%), Alemanha (-4,6%) e Itália (-3,7%). Os automóveis a diesel têm agora uma participação de mercado de 12%, abaixo dos 15,9% de outubro do ano passado”
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA