Se há uma coisa que é certa sobre o Tesla Cybertruck é que ele não passará despercebido. Além do porte gigante, a picape elétrica de Elon Musk tem formas nunca antes vistas. Algumas linhas retas definem a carroceria, com um formato tão estranho e minimalista que muitos se divertiram brincando com isso.
Mas será que esse ainda será o caso no futuro? Provavelmente não, olhando para o Robotruck (até mesmo o nome não deixa dúvidas sobre a origem da inspiração). O Robotruck apareceu no Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece de 17 a 26 de novembro.) Do que se trata?
Galeria: Aitekx Robotruck
Até 850 km de autonomia
O Robotruck é produzido por uma startup que ainda não tinha ouvido falar, a Aitekx. O nome da empresa, que tem sede no Vale do Silício, deriva da união das siglas AI, tech e X e, lendo no site oficial, tem como objetivo criar veículos para a mobilidade do futuro também utilizando Inteligência Artificial.
Bem, a Aitekx enfrenta o mundo da mobilidade do futuro com uma (não xingue) meia-cópia do já mencionado Cybertruck. Aqui também as linhas da carroceria são tensas: o capô e o para-brisas fundem-se quase para criar uma única superfície e a lateral é particularmente esculpida. Há diferenças, e algumas delas (a janela lateral ou a cobertura da carroceria) são óbvias. Mas igualmente evidentes são as semelhanças, inclusive cromáticas.
Tesla Cybertruck
Aitekx Robotruck
Em produção a partir de 2025
Segundo a empresa, o Robotruck acelera de 0 a 100 em 3,5 segundos, atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e – acima de tudo – promete um alcance aprovado pela EPA, equivalente a 850 km. Pena que a capacidade da bateria não foi revelada. Pelos padrões atuais, ele pode ser enorme em tamanho - alguns especulam em torno de 200 kWh -, mas a esperança da Aitekx é aproveitar um acumulador de próxima geração.
- Autonomia: 850 km
- 0-100 km/h: 3,5 segundos
- Velocidade máxima: 200 km/h
Menor que o Cybertruck, ele estará disponível em duas versões de carroceria, 4,8 e 5 metros e terá um preço de ataque nos EUA em torno de 40 mil dólares (cerca de R$ 200.000). Ele chegará em 2025 e, por mais que os técnicos da Aitekx afirmem que esses protótipos são reais, certamente antes da estreia comercial ele será submetido a uma série de modificações para corrigir alguns defeitos de montagem que ficam evidentes mesmo olhando apenas para as fotos do veículo em exposição no estande de Los Angeles.