page ad skin

Na contramão dos rivais, Hyundai e Kia veem forte demanda por carros elétricos

Montadoras coreanas estão se saindo bem com seus carros elétricos de nova geração

Hyundai Kona Electric 2024 - EUA

Na contramão dos principais concorrentes, que relatam desaceleração no crescimento das vendas de carros elétricos nos grandes mercados globais, as coreanas Hyundai e Kia comemoram bons resultados e forte demanda, principalmente nos Estados Unidos.

Segundo a apuração da Reuters, executivos das duas montadoras comentaram sobre o assunto durante o Salão de Los Angeles. É uma fala diferente da que temos visto nos últimos dias de empresas como a Volkswagen, Ford e GM, por exemplo, que se queixam de um crescimento do mercado de carros elétricos mais lento do que esperavam.

Galeria: Hyundai Kona - EUA

Esse receio é tão grande que as três montadoras já fizeram mudanças em seus planos de expansão na transição energética, cancelando, inclusive, a construção de giga fábricas de baterias e adiando lançamentos. No caso, alta da inflação e taxas de juros também são vilões. 

"Ainda estou muito otimista com os elétricos a bateria", disse Jose Munoz, diretor de operações global da Hyundai, em Los Angeles, antes do salão que abriu na sexta-feira, acrescentando que as vendas de veículos elétricos da empresa estão dobrando ano a ano.

"Nossos investimentos na usina elétrica de baterias em Savannah (Geórgia) seguem em frente. Então, estamos pressionando o máximo que podemos para deixá-lo pronto até outubro do ano que vem", disse. "(Os investimentos) não estão no caminho certo. Eles são acelerados. Estamos avançando."

A demanda segue tão boa para o grupo coreano que Munoz afirmou que se a Hyundai tivesse maior capacidade de produção, poderia vender ainda mais carros elétricos. Visão que também vale para a Kia.

Para comparação, o preço médio de um carro elétrico novo nos Estados Unidos caiu para pouco mais de US$ 50.000 (R$ 245.000) em setembro, de acordo com a Cox Automotive, o que é um ponto positivo em meio a tantos desafios.

No Brasil, a Kia ainda não vende carros elétricos, mas prometeu o lançamento do SUV elétrico de 7 lugares Kia EV9 para algum momento de 2024. A Hyundai comercializa apenas o Hyundai Kona de geração anterior, por meio da Caoa Hyundai. 

Fonte: Reuters