Na contramão dos rivais, Hyundai e Kia veem forte demanda por carros elétricos
Montadoras coreanas estão se saindo bem com seus carros elétricos de nova geração
Na contramão dos principais concorrentes, que relatam desaceleração no crescimento das vendas de carros elétricos nos grandes mercados globais, as coreanas Hyundai e Kia comemoram bons resultados e forte demanda, principalmente nos Estados Unidos.
Segundo a apuração da Reuters, executivos das duas montadoras comentaram sobre o assunto durante o Salão de Los Angeles. É uma fala diferente da que temos visto nos últimos dias de empresas como a Volkswagen, Ford e GM, por exemplo, que se queixam de um crescimento do mercado de carros elétricos mais lento do que esperavam.
Galeria: Hyundai Kona - EUA
Esse receio é tão grande que as três montadoras já fizeram mudanças em seus planos de expansão na transição energética, cancelando, inclusive, a construção de giga fábricas de baterias e adiando lançamentos. No caso, alta da inflação e taxas de juros também são vilões.
"Ainda estou muito otimista com os elétricos a bateria", disse Jose Munoz, diretor de operações global da Hyundai, em Los Angeles, antes do salão que abriu na sexta-feira, acrescentando que as vendas de veículos elétricos da empresa estão dobrando ano a ano.
"Nossos investimentos na usina elétrica de baterias em Savannah (Geórgia) seguem em frente. Então, estamos pressionando o máximo que podemos para deixá-lo pronto até outubro do ano que vem", disse. "(Os investimentos) não estão no caminho certo. Eles são acelerados. Estamos avançando."
A demanda segue tão boa para o grupo coreano que Munoz afirmou que se a Hyundai tivesse maior capacidade de produção, poderia vender ainda mais carros elétricos. Visão que também vale para a Kia.
Para comparação, o preço médio de um carro elétrico novo nos Estados Unidos caiu para pouco mais de US$ 50.000 (R$ 245.000) em setembro, de acordo com a Cox Automotive, o que é um ponto positivo em meio a tantos desafios.
No Brasil, a Kia ainda não vende carros elétricos, mas prometeu o lançamento do SUV elétrico de 7 lugares Kia EV9 para algum momento de 2024. A Hyundai comercializa apenas o Hyundai Kona de geração anterior, por meio da Caoa Hyundai.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca