A Lotus está apresentando três soluções de carregamento que a própria subsidiária da Geely desenvolveu - para oferecer aos clientes um carregamento sem complicações, conforme explica a empresa.
O destaque é uma estação de carregamento ultrarrápido de 450 kW. Há também um "gabinete de energia" e uma "unidade de carregamento" para carregar quatro carros elétricos simultaneamente. Todos os três carregadores são refrigerados a líquido, como enfatiza a Lotus.
Com 450 kW, a nova estação de recarga da Lotus oferece exatamente 100 kW a mais do que as estações de recarga mais rápidas disponíveis atualmente. Até o momento, existem apenas alguns carros que podem utilizar essa potência de carregamento; no entanto, o Rimac Nevera pode supostamente ser carregado a 500 kW. Esse é provavelmente um dos recordes menos conhecidos do carro superesportivo.
O primeiro carro elétrico da Lotus, o Lotus Eletre, suporta "apenas" 350 kW, afirma-se que o Lucid Air é capaz de 300 kW, o Porsche Taycan 270 kW e o Hyundai Ioniq 5 240 kW. Portanto, a Lotus obviamente está pensando no futuro. Talvez carros como o Cybertruck, que, segundo rumores, tem capacidade para 1 MW - ou caminhões, para os quais estão sendo discutidas capacidades de carregamento ainda maiores.
A Lotus também está apresentando um gabinete de energia modular, que se destina a ser adequado para estações de serviço em rodovias, por exemplo. Ele oferece uma potência de até 480 kW. O gabinete de energia também é resfriado a líquido.
Por fim, o módulo de carregamento da Lotus também inclui uma unidade de recarga, que pode ser usada em conjunto com o gabinete de energia para carregar até quatro carros elétricos simultaneamente. A saída máxima é de 600 amperes.
As soluções de carregamento rápido da Lotus já estão no mercado na China e espera-se que sejam lançadas na maioria dos países europeus e no Oriente Médio no segundo trimestre de 2024. Em abril, a Lotus surpreendeu a todos com um braço robótico que pode carregar um carro elétrico com até 500 kW.
Atualmente, a Lotus tem quatro modelos. Além do carro esportivo a combustão Emira, esses são os três carros elétricos: Evija (um super carro esportivo com 1.500 kW), Eletre (um SUV elétrico com até 675 kW) e Emeya (um Gran Turismo de quatro portas com 666 kW). A Lotus pretende expandir ainda mais sua linha de carros elétricos no futuro. De acordo com a Lotus, a demanda é boa; a empresa tem atualmente 19.000 pedidos não atendidos para o Eletre e o Emira.
Fonte: Lotus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lotus Emeya estreia com 917 cv e pronto para a briga com o Porsche Taycan
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
SUV elétrico compacto da Lotus anti-Macan EV' está em desenvolvimento
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Lotus Eletre terá nível de autonomia superior à Tesla e condução mãos-livres
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Lotus prepara sedã elétrico esportivo para encarar Porsche Taycan