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"Não somos mais competitivos", alerta CEO da Volkswagen

Montadora alemã planeja cortes maciços de custos, incluindo reduções de pessoal

Volkswagen ID.4

O Grupo Volkswagen – maior grupo automotivo da Europa – tem enfrentando sérios desafios, sobretudo com o avanço de seus carros elétricos, já que sua principal marca precisa cortar custos em grande escala.

De acordo com a Reuters, o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schaefer, alertou a equipe durante uma reunião na sede da montadora em Wolfsburg que os custos são muito altos, enquanto a produtividade é muito baixa, o que juntos torna os carros elétricos pouco competitivos: "Com muitas de nossas estruturas, processos e custos pré-existentes, não somos mais competitivos como a marca Volkswagen".

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

A fabricante alemã está trabalhando agora num programa de poupança de 10,9 bilhões de dólares, que incluirá reduções de pessoal, diz a reportagem.

A quantidade de cortes de custos é bastante significativa – equivalente a pelo menos duas grandes fábricas. Ainda não está claro como a empresa atingirá sua meta, mas os detalhes serão definidos até o final deste ano.

Galeria: Volkswagen ID.4 - fábrica de Chattanooga, Tennessee

Gunnar Kilian, membro do conselho de recursos humanos da Volkswagen, disse: "Precisamos finalmente ser corajosos e honestos o suficiente para jogar coisas ao mar que estão sendo duplicadas dentro da empresa ou são simplesmente lastro que não precisamos para bons resultados".

Parece que a situação é grave. E no que diz respeito aos carros elétricos, a Volkswagen foi recentemente forçada a desacelerar a produção em algumas de suas fábricas na Europa. Em alguns casos, as desacelerações foram devido a problemas de fornecimento de peças, como motores elétricos e, em outros, por causa da demanda insuficiente.

Supondo que a empresa se esforça para reduzir seus custos e melhorar a produtividade, os compradores devem ver preços mais baixos num futuro próximo. Mas a gigante alemã deve apostar em outras frentes, inclusive em uma nova plataforma de baixo custo que será desenvolvida na China