A novo Renault 5 já tem data oficial de apresentação. A montadora francesa anunciou que o seu próximo (e aguardado) carro elétrico será revelado ao público na versão de produção durante o Salão de Genebra em 26 de fevereiro de 2024. Ao mesmo tempo, foram divulgadas algumas imagens teaser da novidade.
Considerado um sucessor do Zoe, o novo Renault 5 E-Tech é um carro elétrico com proposta urbana e o primeiro veículo baseado na nova plataforma AmpR Small (antiga CMF-B EV). A suspensão traseira multi-link é destaque, afirmando-se que ela contribui "para uma excelente estabilidade e aderência à estrada".
O mais novo Renault elétrico possui 3,92 metros de comprimento e terá duas opções de baterias, uma com 52 kWh de capacidade e autonomia estimada de 400 km (WLTP). Mais adiante haverá uma opção com bateria menor de 40 kWh e alcance de 300 km.
Equipado com um carregador bidirecional, o Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo de produção da montadora a ser equipado com tecnologia V2G (vehicle-to-grid). A tecnologia V2G suportada pelo Mobilize permite que o veículo alimente energia na rede elétrica.
Em termos de visual, a dianteira com entrada de ar no capô do modelo clássico desapareceu e foi substituída por uma luz indicadora de carga que representa o icônico número "5" quando totalmente carregada.
Os arcos das rodas dão maior amplitude ao carro, e a traseira remete ao nervoso R5 Turbo de antigamente. As lanternas traseiras verticais têm a função de "ampliar" a lateral. Este recurso foi projetado para melhorar a aerodinâmica.
Pelo cronograma, o Renault 5 E-Tech será lançado primeiro nos mercados da França e Alemanha, ainda em 2024. No ano seguinte chegará ao Reino Unido e demais países.
No Brasil, ele ainda não está confirmado, mas isso não quer dizer que ele está descartado. A Renault trabalha em muitas novidades e dá maior peso para modelos com proposta SUV/crossover. Dessa forma, enxergamos mais chances no futuro Renault 4 elétrico, ao menos num primeiro momento.
O preço inicial do Renault 5 E-Tech elétrico rondará os 25 mil euros, o que daria R$ 135.000 em uma conversão direta. Como dissemos, ele ocupará mais ou menos a posição do finado Renault Zoe e na Europa irá encarar rivais como o Volkswagen ID.2 e o Peugeot e-208 atualizado, por exemplo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris