Hyundai e Kia realizaram um interessante "Uni Wheel Tech Day" em Seul, durante o qual apresentaram uma nova tecnologia chamada... Uni Wheel. Em resumo, o grupo coreano desenvolveu um sistema que move todos os principais componentes relacionados ao trem de força dentro do cubo de roda.

Esta solução, que não perde a eficiência em comparação com um layout tradicional, libera espaço ao nível da carroceria, dando aos projetistas e designers mais liberdade na definição de novos modelos.

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Com a chegada dos carros elétricos, baterias e motores elétricos, os trens de força sofreram grandes mudanças em comparação com os dias em que os carros eram apenas a combustão. Mas há um componente, aquele que traz a transmissão de movimento dos motores para as rodas, que até agora permaneceu praticamente inalterado, seja um carro de emissão zero ou um carro a gasolina. A solução técnica é sempre a mesma: eixo de transmissão e juntas CV.

Agora, a Hyundai, com tecnologia Uni Wheel, coloca uma série de engrenagens planetárias restritas dentro do cubo da roda. Especificamente, o sistema adota uma engrenagem central e quatro pinhões cercados por uma engrenagem de anel. Mas por que tudo isso?

Maior liberdade de design

A potência gerada pelo motor é transmitida para a engrenagem central, que por sua vez aciona os pinhões para iniciar a rotação da engrenagem do anel, que é conectada à roda. As engrenagens do sistema Uni Wheel são conectadas entre si para formar dois elos, e este mecanismo multi-link permite ao movimento multieixo da Uni Wheel maior liberdade no design das juntas de suspensão também.

Pois, ao fazer isso, é possível mover os motores muito próximos das rodas (com um eixo de transmissão é necessário ter comprimentos mínimos que permitam o funcionamento correto das partes mecânicas) sem aumentar os pesos não suspensos, como no caso dos motores montados diretamente dentro das rodas.