Aqui está o Tesla Cybertruck. O evento de apresentação ao vivo da Gigafactory em Austin, Texas, finalmente aconteceu. E com isso, uma espera de 4 anos pela picape elétrica chega ao fim.
Nesse mesmo palco, aliás, em 2019, Elon Musk mostrou pela primeira vez o protótipo de sua picape elétrica futurista. Mexeu com a cabeça de todo mundo. Para o design, em primeiro lugar, porque na verdade nada parecido jamais tinha sido visto e nenhum fabricante jamais ousou tanto. Mas também por características técnicas ostentadas (lembram-se da história do vidro inquebrável que foi quebrado ao vivo?). Mas agora é a hora da verdade.
Desde aquela noite de 22 de novembro de 2019, o Cybertruck tem sido uma sucessão de anúncios e adiamentos, rumores, denúncias, suposições. Elon Musk, de acordo com o livro, se expôs na primeira pessoa para atrair a atenção e alimentar a expectativa. Ele cumpriu suas promessas? Enquanto isso, segue abaixo o link para assistir à transmissão ao vivo.
Voltemos a 2019. Musk afirmou que o Cybertruck estaria disponível em três versões, com um, dois ou três motores. Na época, as potências específicas não foram mencionadas, mas foi dito que pelo menos 800 cv seriam alcançados nas variantes mais potentes, talvez completas com a designação "Plaid". Também foi dito que no 0-100 seria feito em apenas 2,9 segundos, mantendo uma autonomia decente: 400 km para a versão básica, 500 km para a intermediária e 800 km para a variante de longo alcance. Isso continua valendo?
E os preços? Em 2019, havia rumores de que o preço inicial seria de US$ 39.900. Os analistas, nas últimas estimativas, aumentaram um pouco os limites e disseram que o modelo monomotor deve custar cerca de US$ 50 mil, enquanto aqueles com dois ou três motores devem começar em US$ 60 mil e US$ 80 mil, respectivamente.
Depois de uma longa trilha sonora introdutória, Elon Musk finalmente chega ao palco. Ao volante de um Cybertruck, claro. Em seguida, ele sobe na caçamba (a julgar pelas luzes que o mantêm na sombra da cintura para cima: uma não programada) e começa a falar.
"Acho que é o melhor produto, e acho que é um modelo voltado para o futuro como nenhum outro", diz ele. Em seguida, ele lê o slogan que acompanha o lançamento: "Mais versátil que uma picape e mais rápido que um esportivo". E explica porquê: "Em primeiro lugar, tem uma rigidez torcional mais elevada do que um McLaren P1." Então, talvez, alguém lhe aponte que o McLaren P1 - uma joia de técnica e esportividade, pelo amor de Deus - data de 10 anos e não está no mercado há 8 anos.
Mas tudo bem. Porque aqui, é imediatamente claro, não estamos lidando com uma apresentação normal. Você quer surpreender e para surpreender você também tem que jogar um pouco. Assim, Elon Musk, assim como há 4 anos, chama Franz von Holzhausen, o chefe do centro de estilo, para o palco. Franz von Holzhausen joga uma bola de beisebol nas janelas, que desta vez permanecem intactas.
Suficiente? De modo algum. Um vídeo gravado ao ar livre é mostrado. Tem um cara que dispara uma rajada de tiros de metralhadora na carroceria, que borbulha, mas resiste aos tiros. O Cybetruck é para todos os efeitos à prova de balas. Musk finalmente vai além do show e dá um primeiro número: o Cybertruck tem capacidade de reboque de 5.000 kg. Para mostrar do que é capaz, ele mostra outra filmagem, onde uma Rivian R1T e uma Ford F150 a diesel também estão presentes. Todo mundo tem que rebocar o mesmo reboque pesado, e o Cybetruck vai mais longe de todos.
Vamos ao cerne falando sobre o chassi: o Cybertruck tem suspensão controlada eletronicamente, direção nas 4 rodas e direção "by wire", o que permite ter ajustes variáveis da relação de direção com base na velocidade e ângulo que você aplica no volante.
Além disso, para suportar toda a eletrônica embarcada, o Cybertruck muda para um sistema de 24 volts (o padrão é de 12 volts há décadas) e, graças a uma grande reorganização do sistema elétrico, requer 70% menos cabos.
O Cybertruck de três motores (desculpe, o Cyberbeast, como é chamada a versão mais potente da lista) também é rápido: sprint de 0 a 100 km em 2,6 segundos e percorre o quarto de milha em menos de 11 segundos. Chega outro vídeo em que ele é visto batendo um Porsche 911 em aceleração enquanto rebocava um... Porsche 911 idêntico ao que ele está competindo. É algo que a Tesla fez no passado com o Model X e um Alfa Romeo 4C.
Então, depois de alardear algumas características, o próprio Elon Musk começa a entregar os primeiros exemplares aos seus legítimos proprietários, que deixam a Gigafactory Texas entre duas asas da multidão. "No final do dia, este é um evento de entrega", disse Musk, acrescentando sorrateiramente: "A partir de amanhã você vai se divertir vendo esses carros na estrada".
Surpreendentemente, é assim que ele se despede. Muito rápido, dada a espera. Mas em menos de meia hora já é hora de dizer adeus: obrigado a todos. Com um pouco de decepção por parte de quem esperava algo a mais em termos de tecnologia, preços, datas de entrega, tabelas de preços, opções e por aí vai.
Na verdade, enquanto os créditos do evento estavam rolando no canal X da Tesla, o configurador oficial do Cybertruck apareceu online. Por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos. Consultando-o, verifica-se que o Cybertruck no modelo monomotor, chamado Rear-Wheel Drive, tem um preço inicial de 60.990 dólares (R$ 298.000). É um preço estimado, à semelhança dos outros modelos, tornado ainda mais "aleatório" pelo fato de só chegar em 2025.
Para o Cybertruck de tração integral com 2 motores, que chegará em 2024, é preciso desembolsar cerca de 79.990 dólares (R$ 390.000). Para o Cyberbeast, que tem três motores como o Tesla Model S e o Model X Plaid, é preciso desembolsar 99.990 dólares (R$ 487.000). Veja abaixo todas as informações divulgadas até o momento.
A propósito. Por mais que haja preços e prazos de entrega. Aparece uma frase no site que não é muito tranquilizadora. "Pague US$ 250 agora, você será contatado assim que seu Cybertruck estiver pronto para ser configurado." Traduzindo: a picape chegou, mas talvez tenha chegado apenas uma parte"
Cybertruck RWD | Cybertruck AWD | Cyberbeast | |
Entregas | a partir de 2025 | a partir de 2024 | a partir de 2024 |
Preço | US$ 60,990 | US$ 69,990 | US$ 99,990 dólares |
Autonomia estimada | 400 km | 550 km | 515 km |
0-100 | 6,5 segundos | 4,1 segundos | 2,6 segundos |
Potência máxima | n.a. | 600 cv | 845 cv |
Binário máx. | n.a. | 10.080 Nm | 13.959 Nm |
Velocidade máxima | n.a. | 180 km/h | 210 km/h |
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