Em expansão nos mercados internacionais, sobretudo a Europa, a startup chinesa NIO comprou recentemente duas fábricas da Anhui Jianghuai Automobile (JAC). O objetivo da NIO é gerenciar por conta própria a produção de seus veículos elétricos, até então feitos sob licença pela JAC.
Segundo informado pelo site CarNewsChina, a NIO adquiriu uma licença do governo chinês para produzir veículos elétricos antes de realizar a compra. O preço da transação foi de 3,16 bilhões de yuans (US$ 442 milhões), concluída logo após a empresa reportar lucro recorde no terceiro trimestre de 2023.
A reportagem explica que a Nio adquiriu dois pacotes de ativos que compreendem o estoque, ativos fixos, estruturas e equipamentos da fábrica de Xinqiao (fábrica F1) e a terceira fábrica da JAC atualmente em construção (fábrica F2).
O mais importante nesse movimento é que a Nio finalmente se prepara para fabricar veículos elétricos por conta própria. Antes disso, a JAC era um fabricante exclusivo sob licença dos modelos da marca Nio na China. Segundo relatado, a Nio pagou à JAC um valor ao redor de US$ 1.300 por cada carro elétrico produzido.
Após reportar receita recorde no 3º trimestre de 19,07 bilhões de yuans (US$ 2,61 bilhões), um aumento de 46,6% na comparação anual, a empresa entregou no mesmo período 55.432 veículos, crescimento de 75,4% na comparação ano a ano. No entanto, no acumulado do ano o prejuízo da Nio foi de 4,56 bilhões de yuans (US$ 640 milhões).
Com a produção de veículos elétricos por conta própria, a Nio poderá ampliar seus volumes e receita, dando um novo passo. Vale lembrar que a empresa está ampliando sua atuação nos mercados internacionais, principalmente a Europa, e fechando várias parcerias importantes, como a anunciada recentemente com a Geely e Changan para desenvolver estações de troca de baterias.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil