Qual carro elétrico vale mais a pena na faixa de R$ 150 mil? Se essa pergunta fosse feita no começo do ano, as opções estariam limitadas aos subcompactos como Kwid E-Tech, JAC e-JS1 ou Caoa Chery iCar. Recentemente, chegaram os competidores maiores e mais modernos: BYD Dolphin, que redefiniu o segmento e, por último, o também competitivo Ora 03, que começa a ser entregue aos clientes.
Mas na semana passada, a Peugeot surpreendeu ao baixar mais uma vez o preço do Peugeot e-2008. O SUV elétrico da marca francesa está sendo vendido por R$ 159.990 durante o mês de dezembro nas concessionárias e canais digitais em caso de negociação com seminovo na troca (de qualquer marca e modelo), uma redução de nada menos que R$ 100 mil em relação ao preço de lançamento - no caso de compra sem troca o valor fica em R$ 169.990.
Para impulsionar as vendas do SUV elétrico compacto, a Peugeot adotou um plano comercial mais agressivo, principalmente nesta reta final antes da entrada em vigor da cobrança de imposto de importação para veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024.
Baseado na plataforma e-CMP, o Peugeot e-2008 mede 4.300 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.550 mm de altura e 2.605 mm de entre-eixos. As rodas são aro 18" montadas em pneus 215/55 R18 - o modelo não possui estepe.
O e-2008 está equipado com o motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque, com três diferentes modos de condução. Com 50 kWh de capacidade, a bateria garante e-2008 uma autonomia 234 km pelo Inmetro (WLTP: 345 km) e recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).
É um bom conjunto em termos de powertrain e oferta de equipamentos e tecnologia. Nesse ponto, é pertinente ao menos uma comparação com o BYD Dolphin, que custa R$ 10 mil a menos e possui um trem de força de 95 cv e 18,3 kgfm, com uma bateria de 44,8 kWh.
Abordando as características de cada um, o Dolphin se destaca pelo projeto moderno, maior autonomia (290 km contra 234 km do Peugeot pelo padrão Inmetro) e mais espaço interno, bem como suas qualidades de construção e a moderna bateria Blade. Por outro lado, o e-2008 não deixa por menos com o i-Cokpit, teto panorâmico, porta malas de 405 litros (245 litros no Dolphin), faróis full-LED, dirigibilidade apurada (entre as melhores do segmento) e desempenho levemente superior (0 a 100 km/h em 9,9 contra 10,9 segundos).
E falando em autonomia, em nossas avaliações o Peugeot até que rendeu bem na cidade, chegando a rodar mais de 300 km com uma carga, enquanto o Dolphin consegue superar com facilidade os 350 km. Na estrada, porém, o BYD ficou entre 270 e 300 km, enquanto o Peugeot não conseguiu passar dos 240 km.
Vale destacar que o preço anunciado pela Peugeot é válido para dezembro em forma de promoção, podendo, ou não ser prorrogado. Até lá, o SUV elétrico é mais um modelo pra levar em conta considerando as opções nessa faixa de preço, lembrando que no ano que vem a linha 2024 reestilizada deve chegar por aqui.
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