Shell Recharge adquire 100% da rede de estações de recarga da Tupinambá
Acordo envolve a aquisição de 204 estações de recarga e possui um potencial de expansão para mais 600 pontos adicionais
Com o avanço da mobilidade elétrica e o consequente aumento da demanda pela infraestrutura de carregamento, surgem novas oportunidades de negócios e investimentos. Nesta semana, a Raízen Power, licenciada da marca Shell Recharge, adquiriu toda a rede de recarga de veículos elétricos da startup Tupinambá.
Segundo o comunicado oficial, o acordo entre as empresas contempla 204 carregadores de corrente alternada (AC) e tem potencial de expandir para mais de 600 pontos adicionais de 7,4 a 22 kW de potência. Com esta aquisição, a Shell Recharge entra no mercado de carregadores de menor potência, lembrando que até então a empresa atuava com carregadores rápidos (DC), complementando seu portfólio de soluções de mobilidade elétrica.
Galeria: Audi e Porsche - rede Shell Recharge
“A compra da rede da Tupinambá representa um grande passo para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e na América Latina. Estamos ofertando soluções diferenciadas para as necessidades dos motoristas de veículos elétricos em todos os momentos da sua jornada, desde a sua a casa até o seu destino. Agora as estações Shell Recharge, além dos postos Shell, estarão disponíveis em pontos de maior conveniência para o consumidor, como próximos a rodovias, shoppings, supermercados, hotéis e estacionamentos”, afirma Rafael Rebello, diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power.
Após esse movimento, a startup Tupinambá passa a se dedicar integralmente ao desenvolvimento de tecnologias e softwares de gestão para estações de recarga elétrica, se posicionando como referência em soluções agnósticas e de integração de diferentes redes de recarga. São mais de 2 mil pontos de recarga mapeados pelo app em diferentes estabelecimentos espalhados pelo país e soluções para frotas e condomínios com foco em excelência operacional e experiência do usuário.
Nos últimos 3 anos, mais de 60 mil recargas já foram feitas na rede da Tupinambá, totalizando mais de 1 GWh, que representam mais de 1.100 toneladas de CO2 não lançados na atmosfera. Para neutralizar todo esse carbono, seria necessário plantar 50 mil árvores. Já são mais de 10.000 usuários ativos no app Tupinambá, o que representa aproximadamente 25% do total de carros elétricos e híbridos plug-in rodando no Brasil hoje.
Com atuação global, o programa Shell Recharge conta com mais de 120.000 carregadores em todo o mundo e a meta da rede é chegar a 500.000 carregadores até 2025. No Brasil, as estações de recarga estão disponíveis em rodovias e locais estratégicos nas regiões Sul e Sudeste e já tem planos já estabelecidos para estados do Sul, Centro-oeste e Nordeste, a companhia vai expandir a rede em âmbito nacional no médio prazo.
A oferta de recarga da marca Shell Recharge é proveniente de energia 100% renovável, comprovada por certificados globais I-RECS, que atestam a sustentabilidade energética da fonte e são comercializados pela Raízen Power. Em 2023, foram inauguradas as primeiras estações da Argentina e do Paraguai.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil