Qual é o nível de pressão que a marca Volkswagen está sofrendo quando se trata de carros elétricos acessíveis? Certamente está atrasada, considerando que modelos como o Citroën e-C3 ou o Renault 5 E-Tech elétrico estarão no mercado já em 2024.
A Volkswagen, por outro lado, já mostrou o ID.2all como um estudo, mas o potencial sucessor elétrico do Polo não entrará em produção em série até 2025. Uma primeira imagem teaser agora mostra o SUV ID.2all como um modelo irmão no estilo do T-Cross. É provável que o SUV ID.2all esteja relacionado ao Skoda Elroq, que foi anunciado para 2025.
A VW não deu muitos detalhes, afirmando apenas: "Como o estudo ID. 2all, ele é baseado em um sistema modular MEB recém-desenvolvido com tração dianteira e deve ser apresentado em 2026".
De qualquer forma, o momento do anúncio é incomum: Normalmente, os fabricantes de automóveis lançam uma campanha de teaser para aquecer os clientes para o novo modelo em um prazo razoável, usando táticas de salame. Mas dois anos de antecedência é incomum.
Isso pode ter algo a ver com o fato de que a marca está passando por uma mudança radical no que diz respeito à eletromobilidade. O ID.3 e o ID.4 estão ficando velhos, e seu design elegante não agrada a todos. Somente o ID. Buzz, com seu visual retrô, é bem recebido, mas é muito caro. Ao mesmo tempo, o VW e-Up está sendo descontinuado como um carro elétrico barato, enquanto o Citroën e-C3 e o Renault 5 estão deixando sua marca nessa área, como já mencionado. A concorrência da China também está crescendo.
O CEO da marca, Thomas Schäfer, quer transformar a VW em uma "love brand", ou seja, torná-la mais emocional novamente e voltar ao passado. Por exemplo, o ID.2all tinha instrumentos digitais que também podiam exibir os velocímetros do Beetle e do primeiro Golf. O atual farol de esperança da Volkswagen é o novo ID.7 no formato do Passat. Em breve, o "Carro Alemão do Ano 2024" também estará disponível como uma perua, que será chamada de ID.7 Tourer.
O sedã tem pouco menos de cinco metros de comprimento, terá (inicialmente) apenas um motor elétrico traseiro de 210 kW (285 cv) e oferece duas opções de bateria (77 e 86 kWh líquidos). Os alcances de 615 e 700 quilômetros também já foram revelados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos