O Apple CarPlay está prestes a ficar muito melhor com a ajuda dos próprios fabricantes de automóveis, e a Porsche e a Aston Martin estão na vanguarda das mudanças que estão por vir.
Atualmente, o CarPlay (juntamente com seu rival Android Auto) pode projetar aplicativos e conteúdo na tela central de um carro compatível, mas a partir do próximo ano, o recurso poderá basicamente assumir todas as telas dentro do carro, incluindo o painel de instrumentos.
A Porsche divulgou uma imagem de demonstração de como será a próxima geração do CarPlay em seus próximos carros, e é muito mais do que o que está disponível atualmente. A barra de aplicativos usual ainda está presente na tela central, mas o recurso de projeção da Apple também é responsável pelo layout de três mostradores atrás do volante, bem como o conteúdo que aparece na tela do passageiro.
De acordo com a revista Car and Driver, o CarPlay aprimorado será capaz de acessar os sensores do carro para obter informações como temperatura externa, pressão dos pneus, a marcha em que o carro está, a velocidade do motor e muito mais. Dito isso, a Apple está convencida de que os iPhones conectados não armazenam nem rastreiam esses dados provenientes do veículo.
Em outras palavras, o sistema multimídia padrão do carro, juntamente com os medidores digitais, torna-se irrelevante ao conectar um iPhone. As atualizações de GPS já eram coisa do passado graças ao CarPlay, mas essa nova geração trará uma nova experiência de personalização - pense em diferentes temas de cores e layouts que são independentes do carro e armazenados em seu telefone.
Tem dois Porsches? Ótimo! Conecte seu telefone a qualquer um deles e tenha a mesma experiência.
A Aston Martin também apresentou uma demonstração que adianta um cenário semelhante, embora a marca britânica tenha incluído apenas dois displays em sua apresentação - o painel de instrumentos digital e a tradicional tela sensível ao toque no console central. Dito isso, o CarPlay parece diferente no Aston em comparação com o Porsche, enfatizando as oportunidades de personalização mais uma vez.
Demonstração do novo Apple CarPlay na Porsche
Demonstração do novo Apple CarPlay na Aston Martin
A fabricante alemã de carros esportivos não informou quais modelos serão os primeiros a se beneficiar do novo e aprimorado Apple CarPlay, mas a Aston Martin revelou que seu mais recente sistema multimídia - que virá no novo DB12 - será compatível com a tecnologia.
Enquanto isso, a General Motors acredita que remover o CarPlay e o Android Auto de seus novos modelos é bom porque reduz as distrações. A experiência de Kevin Williams com o Chevrolet Blazer EV, assim como a de Brett T. Evans, do Motor1.com, diz o contrário.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia