A Tesla está preparando o terreno para o novo Tesla Model Y. O SUV elétrico será produzido inicialmente na China, na Gigafactory de Xangai, onde a empresa americana está trabalhando para expandir a fábrica.
De acordo com a Bloomberg, que foi contatada por pessoas com conhecimento dos fatos, será a fábrica chinesa a primeira a abrigar as linhas que darão vida ao SUV que, internamente, foi batizado de Project Juniper.
Não apenas carros elétricos
A Gigafactory de Xangai não será renovada apenas para o novo Model Y. A fábrica está se preparando para abrigar um novo departamento de produção de baterias. No entanto, não serão as células cilíndricas 4680, como se supunha inicialmente.
A nova instalação será, de fato, dedicada à produção de grandes sistemas de armazenamento chamados Megapacks. A planta será localizada em um terreno adjacente à fábrica, que a Tesla acabou de comprar por um valor próximo a 30 milhões de euros.
Galeria: Tesla Megapack
Reorganização da produção
Graças a essas duas iniciativas, a Gigafactory de Xangai, que já produz 1,1 milhão de carros elétricos, começará a construir o novo Model Y já em meados de 2024 e, logo depois, mais precisamente no quarto trimestre do próximo ano, a empresa liderada por Elon Musk também poderá produzir Megapacks. O trabalho no novo departamento começará em alguns meses e, em pouco tempo, a produção chegará a 10.000 unidades de acumuladores por ano.
Voltando ao novo Model Y, é provável que o carro também seja construído no futuro na Alemanha, onde está localizada a fábrica europeia da Tesla (que produz apenas o Model Y), e nos Estados Unidos. Ainda não se sabe se a fábrica será em Fremont, onde a Tesla produz o Model S, o Model X, o Model 3 e o Model Y, ou se será em Austin, onde a empresa produz o Model Y e, recentemente, também o Cybertruck.