A Volkswagen tem um parceiro valioso no desenvolvimento e comercialização de baterias de estado sólido. Chama-se QuantumScape. Agora, o grupo alemão, que é o maior acionista da QuantumScape e seu principal cliente, diz que os testes realizados nos acumuladores fornecidos pela startup americana deram resultados promissores.
Em particular, um protótipo de bateria de estado sólido da QuantumScape demonstrou desempenho que excedeu as expectativas. O que significa que, teoricamente, a tecnologia está madura para comercialização.
A Volkswagen disse em um comunicado que a bateria de estado sólido da QuantumScape testada em laboratórios alemães pela PowerCo, empresa do grupo com sede em Wolfsburg que lida com baterias, registrou uma perda de armazenamento de apenas 5% após 1.000 ciclos de carregamento.
Em termos concretos, isso significa que a bateria em questão teria permitido que um carro elétrico percorresse 500.000 km enquanto perdia apenas 5% de sua capacidade inicial no final da vida. O resultado está muito acima das metas estabelecidas, segundo as quais uma bateria de estado sólido pode ser considerada pronta para a estreia no mercado se perder 20% após 700 ciclos.
Frank Blome, chefe da PowerCo, disse: "Esta é uma informação muito encorajadora. Essa bateria é o prelúdio de acumuladores que têm muita autonomia, que podem ser recarregados muito rapidamente e que envelhecem muito lentamente."
Jagdeep Singh, fundador e CEO da QuantumScape, está igualmente entusiasmado: "Queremos colocar nossas baterias no mercado o mais rápido possível. Provavelmente, como ele comunicou em uma carta aos acionistas, começaremos com produtos eletrônicos de consumo e, em seguida, levaremos o produto para o setor automotivo, onde é necessária uma capacidade de produção diferente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos